Noveleiro que se preze adora um bom Vale a Pena Ver de Novo. Por isso, o canal Viva é o paraíso do espectador saudoso de uma novela clássica. O canal do grupo Globo que reapresenta folhetins do canal aberto já tem programadas as próximas atrações para suas faixas de novelas, como Bambolê, nunca reprisada, e Coração de Estudante.

Bambolê

Nas próximas semanas, Páginas da Vida se despede do horário das 23h, dando lugar a Caminho das Índias (2009). A trama de Gloria Perez estreia no canal pago no dia 18 de julho, trazendo de volta a história de amor de Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi).

Na trama, Maya é uma jovem indiana que se apaixona por Bahuan (Márcio Garcia), mas é impedida de viver este amor porque o rapaz pertence a uma casta considerada inferior. Sua família, então, lhe arranja um casamento com Raj, um indiano moderno que tem uma namorada no Brasil. Mas o casamento arranjado logo se torna amor verdadeiro.

Caminho das Índias

Paralelamente, Caminho das Índias conta a história da família Cadore, formada pelos irmãos Raul (Alexandre Borges) e Ramiro (Humberto Marins). Raul se envolve com a psicopata Yvone (Letícia Sabatella) e acaba levado a forjar sua própria morte. Já Ramiro é casado com a perua Melissa (Christiane Torloni), e a vida deles muda quando seu filho, Tarso (Bruno Gagliasso), é diagnosticado com esquizofrenia.

Mais clássicos

Força de um Desejo

No horário das 15h, o Viva exibe a novela Alma Gêmea. A saga de Serena (Priscila Fantin) deve seguir no ar até o mês de outubro, quando será substituída por Força de um Desejo. A trama é uma das novelas mais aclamadas do horário das seis da Globo da década de 1990.

Escrita por Gilberto Braga e Alcides Nogueira, Força de um Desejo (1999) recria com requinte o Rio de Janeiro do século 19. A trama gira em torno de Inácio (Fábio Assunção), um jovem nobre que se apaixona por Ester Delamare (Malu Mader), uma famosa cortesã.

No entanto, uma série de intrigas orquestradas pela avó de Inácio, a terrível vilã Idalina (Nathalia Timberg), separa o casal. Mais tarde, Ester acaba aceitando o pedido de casamento do barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), sem saber que se trata do pai de Inácio, seu grande amor.

Força de um Desejo

Na época de sua exibição, Força de um Desejo registrou índices considerados baixos para os padrões da Globo naquele momento. No entanto, a trama conquistou a crítica com sua trama bem armada, ótimas atuações e uma direção de arte primorosa. Além disso, arrebatou uma legião de fãs, que sempre torceu por uma reprise.

Mesmo não sendo considerada um sucesso, Força de um Desejo ganhou uma segunda chance na Globo em 2005, no Vale a Pena Ver de Novo. Desde então, sempre foi cotada para uma reapresentação no Viva, o que finalmente acontecerá.

E mais

Coração de Estudante

Por fim, em novembro, duas novas reprises devem ser lançadas no Viva. Coração de Estudante (2002), trama de Emanoel Jacobina, deve suceder O Beijo do Vampiro na faixa das 12h45, destinada a tramas de temáticas infantojuvenis. Bambolê (1987) substituirá Pão-Pão, Beijo-Beijo às 14h15, horário que tem reapresentado diversas produções dos anos 1980.

Coração de Estudante conta a história do professor Eduardo (Fábio Assunção), que chega à cidade de Nova Aliança, no interior de Minas Gerais, para dar aulas na universidade do local. Ele é noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha de um poderoso fazendeiro da região, mas acaba se apaixonando pela professora Clara (Helena Ranaldi).

A novela foi o primeiro (e único) folhetim assinado por Emanoel Jacobina, egresso de Malhação, que ofertou mais uma trama com ares juvenis. Por meio da universidade, principal cenário da novela, Coração de Estudante mostra o dia-a-dia dos universitários, com os conflitos típicos do início da vida adulta.

Bambolê

Já Bambolê é uma novela assinada por Daniel Más que se passa no final dos anos 1950. O folhetim conta a história de Álvaro Galhardo (Claudio Marzo), um viúvo que é pai de Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thais de Campos) e Cristina (Carla Marins). Ao se apaixonar por Marta (Susana Vieira), ele compra uma briga com a cunhada Fausta (Joanna Fomm).

Será a primeira reprise de Bambolê, que atingiu índices de audiência satisfatórios em sua exibição original.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor