André Santana

A escalação de elenco da próxima novela das sete da Globo está a todo vapor. A Vovó Sumiu, trama de Gustavo Ortiz que vai entrar no lugar de Fuzuê, já tem alguns nomes queridos pelo público definidos, como é o caso da atriz Juliana Paiva, que viverá uma das principais personagens.

Rafa Kalimman e Jade Picon
As influenciadoras Rafa Kalimman e Jade Picon (Reprodução / Globo)

Mas, no que depender da emissora, essa escalação pode render tanta polêmica quanto Travessia, novela das nove do canal escrita por Glória Perez. Na ocasião, a Globo provocou polêmica ao anunciar Jade Picon como um das protagonistas do folhetim.

[anuncio_1]

A influencer e ex-BBB, mesmo sem qualquer experiência na área da atuação, encarnou Chiara, uma das personagens principais da trama. Na época, tanto a emissora quanto a artista sofreram críticas por conta disso.

Jade Picon - Travessia
Jade Picon em Travessia (Reprodução / Globo)

Desta vez, a Globo corre o mesmo risco, mas com Rafa Kalimann. A também influencer e ex-BBB vai seguir o mesmo caminho de Jade Picon e assumir um dos principais personagens de A Vovó Sumiu, mesmo tendo amargado críticas por conta do Casa Kalimann e da Rede BBB. Será que agora vai?

[anuncio_2]

Estrela da Globo

Casa Kalimann - Rafa Kalimann
Divulgação / Globo

Desde que saiu do BBB20, Rafa Kalimann caiu nas graças da direção da Globo. A influenciadora ganhou um contrato com o canal, que tinha a intenção de fazer dela a “nova Grazi Massafera”, preparando-a para tornar a moça uma estrela.

Porém, Rafa não se saiu bem nas oportunidades que surgiram. Ela ganhou um programa no Globoplay, o Casa Kalimann, mas a atração foi espinafrada por público e crítica. Depois, ela assumiu o papo com o eliminado na Rede BBB, mas também não agradou.

Rafa já trabalhou como atriz num pequeno papel em Rensga Hits!. Ela também chegou a ser escalada para uma participação em Vai na Fé, mas o Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Rio de Janeiro barrou sua escalação porque ela não tinha registro de atriz.

 

[anuncio_3]

Novo trabalho

Juliana Paiva como Luna em Salve-se Quem Puder
Juliana Paiva como Luna em Salve-se Quem Puder (reprodução/Globo)

Mas, desta vez, parece que a sorte sorrirá para Rafa Kalimann. A apresentadora finalmente fará sua estreia em novelas, e num personagem importante. De acordo com o portal Notícias da TV, a ex-BBB foi escalada para viver uma antagonista em A Vovó Sumiu, próxima novela das sete.

Na trama, escrita por Daniel Ortiz, a personagem de Rafa vai rivalizar com uma das mocinhas, que será vivida por Juliana Paiva. Ainda segundo o NTV, Rafa conquistou o papel após passar por testes.

Ou seja, a personagem de Rafa Kalimann terá peso na trama, que terá cinco personagens principais. Os protagonistas são netos por parte de pai de Frida (Arlete Salles), que se reunirão depois que a idosa desaparecer misteriosamente.

Erro?

Páginas da Vida - Grazi Massafera e Thiago Lacerda

Ao escalar Rafa Kalimann para um papel tão importante, a Globo corre o risco de repetir o mesmo erro de Travessia. A emissora não foi feliz ao colocar Jade Picon num dos papéis mais importantes da novela. Sem experiência, Jade não segurou a peteca e viu a presença de Chiara diminuir no decorrer dos capítulos de Travessia.

Tanto Jade Picon quanto Rafa Kalimann podem seguir a carreira de atriz, se assim desejarem. No entanto, a Globo deveria tomar mais cuidado ao escalá-las. Já que elas são inexperientes, poderiam começar com personagens menores até se firmarem. Ao colocá-las já em evidência numa novela, a emissora queima as profissionais e prejudica o próprio folhetim.

Muitos citam Grazi Massafera como um exemplo a ser seguido por outras ex-BBB’s aspirantes a atrizes. Porém, vale lembrar que Grazi estreou em novelas como coadjuvante. Ela só assumiu desafios maiores a partir de seu terceiro trabalho na telinha.

A Globo acredita que escalar personalidades influentes nas redes pode trazer algum buzz às suas novelas. Bobagem. Nenhum influencer tem o poder de levar seus seguidores para diante da TV. E o público de novelas não está interessado no número de seguidores de artistas, apenas quer assistir a uma boa história.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor