Coração de Estudante (2002) é a substituta de O Beijo do Vampiro (2002) no Viva. A trama, exibida pela Globo em 2002 no horário das seis, estreia no canal pago na faixa das 12h45 (com reprise à 1h40) no dia 7 de novembro. Escrita por Emanuel Jacobina, a novela enfrentou vários problemas durante sua exibição original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para começar, Coração de Estudante foi produzida às pressas para ocupar a faixa das 18 horas. Isso porque, inicialmente, a Globo tinha definido que A Dança da Vida, novela de Maria Adelaide Amaral, seria a sucessora de A Padroeira na faixa. Mas os planos mudaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama já estava com sua pré-produção avançada e elenco praticamente todo escalado. Fábio Assunção, Adriana Esteves e Júlia Feldens viveriam os personagens centrais de A Dança da Vida. Porém, a Justiça avaliou que a novela era pesada para o horário, além de trazer uma trama política forte em pleno ano eleitoral, classificando-a para maiores de 14 anos. Houve uma tentativa de modificação, mas a emissora acabou desistindo da produção.
Toque de caixa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com A Dança da Vida fora da faixa das seis, a Globo correu contra o tempo para definir sua sucessora. Emanuel Jacobina, recém-saído de Malhação, foi escolhido para a missão e Coração de Estudante foi produzida a toque de caixa. Vários nomes do elenco da produção cancelada foram aproveitados na nova novela, incluindo o trio de protagonistas.
Tanto atraso fez com que Walcyr Carrasco fosse obrigado a esticar A Padroeira. A trama estava longe do trilho de audiência almejado pela Globo, mas, mesmo assim, ultrapassou a marca dos 200 capítulos, justamente para dar tempo à produção de Coração de Estudante.
Mudanças
Coração de Estudante estreou em 25 de fevereiro de 2002 e não empolgou o público. A audiência estava fora do trilho e a crítica avaliava que Emanuel Jacobina repetia vícios de Malhação em seu texto.
Para mudar este cenário, a Globo convocou Carlos Lombardi para supervisionar o trabalho do autor. O veterano, então, propôs algumas mudanças, como a inclusão do personagem Pedro Guerra (Bruno Garcia), que chegava para mexer com o romance de Edu (Fábio Assunção) e Clara (Helena Ranaldi).
Além disso, Lombardi modificou o perfil do peão Nélio (Vladimir Brichta), que se tornou um tipo mais engraçado e sensual, e apostou em seu romance com a vilã Amelinha (Adriana Esteves). As mudanças surtiram efeito e Coração de Estudante conseguiu atrair mais público. Sua média de audiência geral foi de 30 pontos, meta da emissora para o horário naquela época.