Provocação? Terra e Paixão recicla trama feita por inimigo do autor

Valéria Barcellos

Reprodução / Globo

Em Terra e Paixão, Luana Shine (Valéria Barcellos, foto abaixo) é a gerente do bar de Cândida (Susana Vieira). Alegre e divertida, a personagem esconde um segredo: ela mantém um caso secreto com algum figurão de Nova Primavera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / Globo

Mas este mistério não é novo. Em Fina Estampa (2011), de Aguinaldo Silva, o público morria de curiosidade para saber quem era o namorado secreto de Crô (Marcelo Serrado), de quem só se via a tatuagem de escorpião no tornozelo.

Curiosamente, trata-se da mesma Fina Estampa que rendeu uma famosa briga entre Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva há alguns anos…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Namorado do Crô

Em Fina Estampa, Crô era o divertido mordomo da ricaça Tereza Cristina (Christiane Torloni), que o fazia de gato e sapato. O rapaz, em várias oportunidades, aparecia com uma companhia misteriosa em seu quarto, deixando claro que tinha um relacionamento antigo com algum personagem da trama. No entanto, o rosto do eleito nunca aparecia, apenas sua tatuagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O mistério nunca foi resolvido na novela. No último capítulo de Fina Estampa, Crô quebra a “quarta parede” e diz ao público que não vai revelar quem é seu namorado, afirmando que levará este segredo para o túmulo.

Depois disso, Aguinaldo Silva chegou a afirmar que o amante misterioso seria Ferdinand (Carlos Machado), mas ele preferiu não revelar o segredo porque o fortão virou o comparsa de Tereza Cristina, tornando-se um dos vilões da trama. Já em Crô – O Filme (2013), é revelado que o amante secreto era Jean-Jacque, o irmão gêmeo de Ferdinand.

O caso de Luana

Reprodução / Globo

O mistério agora se repete na atual novela das nove. Em Terra e Paixão, já está claro que Luana mantém um caso com alguma pessoa importante de Nova Primavera, cidade onde se passa a história. No entanto, ninguém sabe quem é.

A atriz Valéria Barcellos, que vive a personagem, brincou com seus seguidores nas redes sociais e deu uma pista sobre quem seria o tal “caso”.

“Vocês apostam muito no óbvio. Pode ser que não seja um homem… Joguei essa intriga aí”, disse a intérprete”.

“Essa história de ter o rabo preso é uma boa dica que eu dou pra vocês. Joguei! Ótima dica”, completou, mantendo o mistério.

Briga antiga

Estevam Avellar / Globo

Ou seja, em Terra e Paixão, Walcyr Carrasco usa o mesmo recurso utilizado por Aguinaldo Silva em Fina Estampa. Com isso, o autor reacende um conflito do passado, quando foi acusado pelo próprio Silva de copiá-lo.

Pouco antes de Fina Estampa estrear, Aguinaldo Silva veio a público reclamar que Dulce (Cassia Kis), de Morde & Assopra, era muito parecida com sua protagonista, Griselda (Lilia Cabral). Na trama das sete exibida em 2011, Dulce era uma mulher humilde que se esforçava para pagar a faculdade do filho, Guilherme (Klebber Toledo), que, por sua vez, a explorava e tinha vergonha dela.

Griselda tinha conflito parecido com o filho Antenor em Fina Estampa e isso irritou Aguinaldo Silva. O novelista chegou a insinuar que Carrasco o havia copiado, já que havia contado para ele do que se tratava sua próxima novela durante um jantar. Já o autor de Morde & Assopra se defendeu, dizendo que o drama de uma mãe rejeitada por um filho era um clássico da dramaturgia.

Sair da versão mobile