Protagonista de Travessia leva nas costas uma culpa que não tem
02/01/2023 às 9h43

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Brisa, a protagonista de Travessia, teve sua história antecipada e seus dramas intensificados. Tudo para cair na boca do povo… O espectador, porém, ainda não aprovou a personagem.

Reprodução / Globo
A heroína da novela das nove é acusada de ser apática. Lucy Alves, responsável pela figura, já demonstrou sua força em outros trabalhos: ela deu shows de interpretação em Velho Chico (2016) e Amor de Mãe (2019).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando uma atriz vai muito bem em uma trama, mas padece em outra, de quem é a culpa?
Talento

Divulgação / Globo
No folhetim de Gloria Perez, Brisa está sempre à espera das ações dos outros personagens. Ela não é “proativa” – diferente de outras protagonistas criadas pela autora, como Jade (Giovanna Antonelli) e Ritinha (Isis Valverde), de O Clone (2001) e A Força do Querer (2017).
LEIA TAMBÉM:
● Aos 92 anos, primeiro Agostinho de A Grande Família nunca mais foi visto na TV
● A dívida impagável que a Globo ainda tem para acertar com Faustão
● Ninguém gostou: 10 vezes que a Globo foi rejeitada pelo público
O tipo não permite grandes cenas para Lucy. Quando interpretou Luzia, em Velho Chico, ela transitava entre a paixão, a loucura e a vilania. Antagonista do casal Santo (Domingos Montagner) e Maria Tereza (Camila Pitanga), ela tomou a novela para si com sequências incríveis.
Lucy Alves foi revelada na segunda temporada do reality The Voice Brasil, há 10 anos. Ela mostrou ser uma contratação assertiva do canal, que se arriscou com a escalação dela para Luzia. A atriz e cantora foi muito bem, ganhando outras oportunidades nos anos seguintes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Construção equivocada

Reprodução / Globo
O problema de Brisa não parece estar na composição da personagem… Lucy atende ao texto encaminhado por Gloria.
Se a figura em questão é escrita de tal forma, chata e sem nuances, nem mesmo Fernanda Montenegro pode dar jeito. Uma Carminha mal escrita não teria dado inúmeras possibilidades para Adriana Esteves em Avenida Brasil (2012).
A sensação agora, em Travessia, é exatamente esta: o texto não oferece oportunidades para a atriz brilhar.
Força, Brisa!

Divulgação / Globo
Brisa comeu o pão que o diabo amassou nas primeiras semanas da novela das nove. O noivo a trocou por dinheiro, a prisão veio após um engano, a guarda do filho foi perdida… E ela não reagiu. Falta explosão, rebeldia e força.
As mocinhas de Gloria Perez sempre foram reconhecidas justamente pelo confronto com a vida, com as tradições, com os pretendentes e tudo mais que pudesse atrapalhar a busca por seus objetivos.
No momento, o grande destaque da protagonista de Travessia é a química com Oto (Romulo Estrela). Lucy Alves, ótima, tem bom entrosamento com o parceiro de cena. Mas Brisa não pode se limitar a cenas românticas…