André Santana

Um triângulo amoroso está no centro do enredo de Mar do Sertão. Candoca (Isadora Cruz) estava de casamento marcado com Zé Paulino (Sergio Guizé) quando o rapaz sofre um acidente e é dado como morto. Aproveitando-se da situação, o malandro Tertulinho (Renato Góes) conquista a jovem e se casa com ela. Mas, dez anos depois, Zé Paulino retorna, vivo, e causa uma grande reviravolta.

A trama não é propriamente uma história nova, já que Mar do Sertão guarda muitas semelhanças com outras novelas, como Flor do Caribe. No entanto, um triângulo amoroso bem armado costuma conquistar o público, que se identifica com algum dos envolvidos e passa a torcer por ele. Mobilizar a plateia ao ponto de formar torcidas é uma maneira e tanto de emplacar um bom folhetim.

Mas o autor Mario Teixeira não soube construir seu triângulo amoroso adequadamente. Passado pouco mais de um mês da estreia de Mar do Sertão, é impossível torcer por alguém dentro deste conflito. Isso porque tanto Zé Paulino quanto Tertulinho são homens muito controversos.

Vingador

Mar do Sertão

Zé Paulino começou a novela como um herói do sertão. Era um homem bom, generoso e verdadeiramente apaixonado por Candoca. Ou seja, o típico mocinho, alguém de quem é fácil torcer pela felicidade.

Mas, dez anos após ser dado como morto, Zé Paulino voltou diferente. Agora chamado de José Mendes, o rapaz se tornou um poderoso homem de negócios e retornou a Canta Pedra cheio de sangue nos olhos.

Ou seja, José é apresentado como um “vingador”. Porém, não está bem claro o que ele quer, afinal. Ele quer Candoca de volta ou quer simplesmente causar sua infelicidade? Vale lembrar que José quase foi morto por Tertulinho, mas ele não sabe disso. Que motivo, então, ele teria para se vingar do rival? Por puro despeito?

Mar do Sertão

Zé Paulino/José Mendes voltou com uma aura meio arrogante, bem diferente de como era no início. Não parece um mocinho. Sendo assim, até agora, ele não deu nenhum motivo para que o público torça por ele.

Malandro

No início de Mar do Sertão, parecia que Tertulinho seria aquele típico malandro adorável. O rapaz aprontou poucas e boas, mas seu jeito atrapalhado e carismático aliviava suas atitudes controversas.

Porém, os anos não fizeram bem ao marido de Candoca. Atualmente, Tertulinho se mostra um homem frágil, meio bobo. O personagem perdeu a força original. Além disso, o público sabe que ele é um vilãozinho: Tertulinho mentiu para Candoca e tentou matar Zé Paulino. Como torcer para um homem assim?

Em suma: até aqui, nem Zé Paulino e nem Tertulinho merecem se dar bem nessa disputa. Para Candoca, o melhor seria mesmo ficar sozinha e feliz. A jovem médica não merece nenhum destes dois homens complicados.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor