CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se alguém ainda tem dúvidas, a abertura de Terra e Paixão deixa claro: Caio (Cauã Reymond), Daniel (Johnny Massaro) e Jonatas (Paulo Lessa) são os pretendentes ao coração da mocinha Aline (Barbara Reis).
Barbara Reis e Paulo Lessa são Aline e Jonatas em Terra e Paixão (Fábio Rocha / Globo)No entanto, até aqui, apenas Daniel e Caio tiveram o devido destaque. Enquanto o primeiro engatou um romance com a jovem, o segundo passou a cortejá-la, sem imaginar que a moça era namorada de seu irmão. Mas Jonatas, até agora, nada fez para tentar conquistar a professora. O personagem não tem muito espaço na novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora da disputa
Dentre todos os pretendentes de Aline, Jonatas seria o candidato mais “óbvio”. Afinal, o rapaz pertence ao mesmo universo da heroína, e é quem a conhece há mais tempo. Primo do falecido marido de Aline, Jonatas sempre esteve ao lado dela.
Tanto que Jonatas foi o principal apoio de Aline quando ela decidiu iniciar uma plantação em sua terra vermelha. O produtor agropecuário, inclusive, passou a dar duplo expediente, já que acumulou o trabalho em suas terras com o das terras da amada.
Mas, apesar da proximidade, Jonatas foi quem se manteve mais distante da disputa pelo amor de Aline. Daniel e Caio, que chegaram depois, acabaram jogando Jonatas para escanteio.
Leia também: Virou padre: ex-Manchester United trocou o gramado pela batina
Sem espaço
Assim, enquanto Daniel e Caio duelavam pelo amor de Aline, Jonatas mal se moveu. Apático, o rapaz assistiu de longe a amada se envolver com os herdeiros da família La Selva sem nada fazer.
Tamanha inércia fez com que Jonatas se tornasse um personagem apagado. O autor Walcyr Carrasco não lhe deu uma outra função ou uma história para aproveitar melhor sua presença em cena. Até hoje, Jonatas apenas circula pela vida de Aline, mas sem uma trama própria.
Deste modo, ele até aparece bastante na novela. Mas Jonatas mais parece um “escada”, servindo de orelha para Aline e outros personagens da trama. Não dá para torcer por ele, afinal, passados dois meses da estreia, Jonatas ainda não disse a que veio.
Reviravolta
Jonatas se revelou um personagem tão insignificante que Walcyr Carrasco até teria cogitado matá-lo, ao invés de Daniel. Mas o autor optou por seguir seu planejamento original e manteve o personagem de Paulo Lessa no enredo.
Com isso, espera-se que, com a reviravolta provocada pela morte de Daniel, Jonatas finalmente ocupe o espaço de protagonista que lhe foi prometido. Sem um dos rivais, ele deve finalmente sair das sombras e disputar Aline de igual para igual com Caio.
Só é uma pena que Walcyr Carrasco tenha optado por deixá-lo tanto tempo como figurante de luxo. A novela poderia ter ganho um novo impulso se, desde o começo, Jonatas fosse mostrado em pé de igualdade ao lado de Caio e Daniel.