Andrea Maltarolli nasceu no Rio de Janeiro em setembro de 1962. Ainda criança, mudou-se com sua família para os estados do Pará e Amapá. Na época, a maioria das residências nessas localidades não possuía um aparelho de TV. Isso despertou nela um fascínio pelo veículo.

Andrea Maltarolli

Formada em História e Comunicação Social, Andrea trabalhou na Editora Bloch nos anos 1990. Em 1994, inscreveu-se na Oficina de Autores da Globo e foi lá que ela e o também roteirista Emanuel Jacobina foram convidados pelo diretor Roberto Talma para a criação de Malhação.

A novelinha inaugurou um novo conceito de dramaturgia na emissora, tendo como base as soap operas americanas, que não possuíam uma data exata para o seu término, mas que, ao longo da sua exibição, poderiam sofrer alterações em seu elenco e suas tramas.

Malhação

Aliás, é importante lembrar a importância do projeto Malhação, que se tornou um celeiro de formação para atores e autores que firmaram sua carreira na emissora. A novela teen teve várias temporadas e ficou no ar durante duas décadas. Sua última temporada foi exibida em abril de 2020.

Andrea ficou à frente da novela de 1995 até 2003, atuando como autora principal e também como supervisora de texto em algumas temporadas.

Outros trabalhos

Zorra Total

Ela também integrou a equipe de roteiristas de programas humorísticos, como Escolinha do Professor Raimundo (1990), Chico Total (1996), A Turma do Didi (1998) e Zorra Total (1999).

No ano de 2005, teve uma sinopse aprovada pela emissora com o título provisório Operação Vaca Louca, que posteriormente foi renomeada como Por Aí e que teria como enredo a história de uma mocinha caipira que se perde no Rio de Janeiro por causa de uma sociedade secreta que desenvolvia pesquisa de transgênicos. A produção no fim acabou sendo suspensa sem maiores explicações.

Em 2008, Silvio de Abreu selecionou e supervisionou o primeiro e único folhetim solo assinado por ela na Globo, Beleza Pura.

Beleza Pura

Na obra, o engenheiro aeronáutico Guilherme (Edson Celulari) se sente responsável por um acidente de helicóptero que provocou a morte de cinco pessoas.

Ao mesmo tempo em que revê suas atitudes, ele acaba se apaixonando pela dermatologista Joana (Regiane Alves) que está a procura de sua mãe, Sônia (Christiane Torloni), uma das passageiras que estava no helicóptero que se acidentou.

Beleza Pura

A novela foi um sucesso e turbinou a carreira da atriz Ísis Valverde, que interpretou a manicure Rakelli, que com suas frases de efeito e seu choro característico tornou-se uma personagem bastante popular.

Após o fim da trama, ela ainda adaptou para o teatro a história Mulheres Alteradas, que foi baseado nos quadrinhos da cartunista argentina Maitena Burundarena.

[anuncio_5]

Morte

Andrea Maltarolli

Um ano depois do final de Beleza Pura, no entanto, Andrea Maltarolli morreu em 22 de setembro de 2009, aos 46 anos, em decorrência de um câncer de mama.

[anuncio_6]

Enquanto ela estava no hospital, a família dela, que é espírita, buscava consolo na religião para superar esse momento doloroso.

A mãe da autora, dona Yolanda, em depoimento ao programa Mais Você, afirmou que sentiu a presença da filha quando ela partiu.

“Ela estava no CTI e já tinha tido uma parada cardíaca. De repente, surgiu com benfeitores espirituais à nossa frente. Ela ainda não tinha ido. Nós nos abraçamos e dissemos para que ela se libertasse. Ela falou: ‘mainha, console todos os meus amigos. Não deixe ninguém chorar”, contou.

[anuncio_7]

Já a irmã de Andrea, Isabela, disse que tem contatos frequentes com ela.

“A gente sempre sente a presença dela, os carinhos. É como se a gente estivesse ouvindo, vendo, de tão forte e intenso que é esse contato”, relatou.

Alto Astral

A escritora estava desenvolvendo a sinopse de uma futura produção, intitulada provisoriamente Búu, que a Globo acabou produzindo. A obra foi desenvolvida pelo autor Daniel Ortiz, que a transformou na novela Alto Astral.

Protagonizada por Sérgio Guizé, Nathália Dill e Tiago Lacerda, a novela foi ao ar de 3 de novembro de 2014 a 8 de maio de 2015, com êxito, na faixa das 19 horas.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor