Promessa da Globo teve premonição antes de partir: “Estou preparado”

17/02/2024 às 13h44

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Osmar de Mattos (Reprodução / Web)

As Três Marias (1980) foi uma novela das seis da Globo que passou em brancas nuvens. A trama teve problemas de audiência e precisou mudar radicalmente de rumo para conseguir fazer as pazes com o público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Osmar de Mattos (Reprodução / Web)

Mas a novela acabou ficando marcada por conta de uma tragédia. O jovem galã Osmar de Mattos, escalado para uma participação especial nos primeiros capítulos, morreu poucos dias antes da estreia do folhetim em um trágico acidente.

Galã em ascensão

Osmar de Mattos

Reprodução / IMDB

Nascido em 4 de março de 1958, Osmar de Mattos estreou na TV após ser descoberto por um produtor de Silvio Santos. Ele foi levado para participar do quadro Vestibular do Amor do programa do animador e fez muito sucesso junto ao público, ao ponto de emplacar outras participações na atração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O rapaz, então, decidiu aproveitar a chance e foi estudar atuação, estreando em novelas em 1977 com uma ponta em Cinderela 77, da Tupi. Depois, chegou à Globo em uma participação em O Pulo do Gato (1978) e em Dancin’ Days (1978). Nessa última, viveu Ricardo, um affair de Verinha (Lìdia Brondi).

Depois, participou de Cara a Cara (1979) e Pé de Vento (1980), novelas da Band. O sucesso na TV o levou a ser considerado um símbolo sexual da época, rótulo que ele tentava driblar.

LEIA TAMBÉM:

“Sabe o que acontece? De repente, o meu esforço para trabalhar bem não adianta muito, porque as pessoas começam a pensar que eu só quero me promover à custa de fotos sensuais, esse tipo de coisa. Já posei muito e agora chega”, chegou a declarar.

[anuncio_2]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chance de ouro

Em 1980, Osmar de Mattos teve sua chance de ouro. Ele foi escalado para viver o surfista Kleber na novela As Três Marias e caiu nas graças do diretor Herval Rossano. De olho no potencial do rapaz, o profissional chegou a solicitar ao autor Wilson Rocha a ampliação de sua participação no folhetim.

Porém, quis o destino que isso não acontecesse. Em 25 de outubro de 1980, quando estava a caminho de um baile de debutante em Pouso Alegre (MG), Osmar se envolveu num acidente fatal na estrada. Um caminhão cruzou seu caminho e o ator tentou frear, mas seu carro esbarrou na pilastra de uma ponte e capotou.

Um rapaz que estava de carona com o ator sofreu ferimentos. Mas Osmar de Mattos quebrou o pescoço na queda e morreu no local. Ele tinha apenas 22 anos. A notícia gerou grande comoção.

Como ele já havia gravado várias cenas de As Três Marias, seu personagem apareceu na novela, que estreou em 10 de novembro de 1980. Mas o surfista Kleber simplesmente sumiu no decorrer da trama.

Premonição

Maitê Proença, Glória Pires e Nádia Lippi em As Três Marias

Maitê Proença, Glória Pires e Nádia Lippi em As Três Marias

Pouco tempo antes de partir, Osmar de Mattos teria tido uma espécie de premonição de que sua morte poderia estar próxima. Lìgia, sua irmã, revelou numa entrevista que o ator havia comentado sobre isso.

“Ele não era nem um pouco apavorado com a ideia de morrer. Até dizia que, no dia em que isso acontecesse, olharia para todos nós, que estaríamos chorando sua morte, e daria boas gargalhadas, pois estaria num lugar bem melhor do que este”, disse Lígia.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.