Promessa da Globo escreveu carta de despedida: “Nem sei como estou viva”

Fernanda Rodrigues e Ana Paula Tabalipa em Malhação

Fernanda Rodrigues e Ana Paula Tabalipa em Malhação

Estrela da primeira temporada de Malhação (1995), ao lado de nomes como André Marques, Cláudio Heinrich e Fernanda Rodrigues (foto abaixo), Ana Paula Tabalipa trava, há anos, uma batalha contra a depressão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atriz chegou a escrever uma carta para os filhos quando, por conta da doença, pensou em suicídio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trauma de infância

Em entrevista ao podcast Lá no Pod, Ana Paula Tabalipa relatou que a depressão a acompanha desde a adolescência. Ela também fez confidências surpreendentes sobre um grande trauma que sofreu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A artista presenciou um episódio conturbado envolvendo seus pais, quando era pequena. Ela ainda contou que uma pessoa leu sua mão e sussurrou algo no ouvido de sua mãe, o que fez esta cair em lágrimas.

“É uma depressão ocasionada por um episódio da minha vida que eu ainda não estou preparada para falar. Mas um dia falarei! Então existem gatilhos, que eu ainda não identifiquei todos, que me fazem voltar neste lugar”, detalhou.

“Não sei como estou viva”

Ana Paula Tabalipa refletiu sobre a forma como a depressão afetou sua imagem e até mesmo sua casa.

“Eu me tratei muito mal. Não sei como estou viva. Eu nunca me achei linda. Não tenho nem espelho em casa. Me cobro muito, me trato muito mal e estou tentando melhorar isso em mim”, relatou.

A doença levou a atriz ao extremo: ela chegou a redigir uma mensagem para os filhos, certa de que estava para morrer.

“Quando chegou perto do meu 28º aniversário, fiz uma carta de despedida para os meus filhos, dizendo que os amava e que queria que fossem amigos, mesmo sendo de pais diferentes. Eu achava que ia morrer mesmo. Sei lá do que. Mais tarde eu cheguei a quase me matar”, lamentou.

Luta constante

Hoje com 43 anos, Ana Paula segue na luta contra a depressão. Recentemente, ela optou por deixar a cidade grande e se refugiar no interior. A mudança, porém, acabou impossibilitando o convívio diário com todos os filhos.

“Eu tenho a depressão. Tem dias que eu não atendo ninguém e as minhas amigas mais íntimas já sabem que não é nada pessoal. Eu estou querendo morrer. Hoje aprendi a ter um propósito por dia. É difícil”, finalizou.

A trajetória de Ana Paula Tabalipa

Ana Paula Tabalipa Ferreira nasceu em 19 de agosto de 1978, no Rio de Janeiro. A estreia na TV se deu em Malhação, na pele de Tainá. Na Globo, atuou também em O Amor Está no Ar (1997), Chiquinha Gonzaga (1999) e Luna Caliente (1999).

Em 2003, a atriz assinou com o SBT para protagonizar a novela Jamais te Esquecerei. Os trabalhos seguintes foram na Record.

Após uma participação em Prova de Amor (2005), Ana Paula passou por Vidas Opostas (2006). Através de sua personagem, Neuza, o autor Marcílio Moraes abordou a violência doméstica.

Em seguida, a artista emplacou sucessos como Chamas da Vida (2008), Ribeirão do Tempo (2010), Jesus (2018) e Gênesis (2021). Em 2008, ela conduziu o reality Troca de Família.

Sair da versão mobile