Nos anos 1990, uma ruivinha chamou a atenção do público por sua beleza e por seu talento. O nome dela: Karla Muga. A atriz foi uma das sensações do elenco da Globo.

A Indomada

Karla começou sua carreira através da série Fronteiras do Desconhecido (1990), da TV Manchete. Quatro anos depois, esteve em um clássico da Globo às 19h, Quatro por Quatro.

Mas o sucesso veio mesmo em 1997, quando ela foi convidada para trabalhar em A Indomada. Na trama escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, a atriz viveu Grampola, uma garota tímida que é entregue pela própria família para ser uma das quengas da Casa de Campo, local comandado por Zenilda (Renata Sorrah).

“A Grampola tem um perfil lúdico, e não é uma prostituta comum. É uma moça simples e tímida, que vem do interior. Meio Sininho (de Peter Pan), meio Julieta. Estou me inspirando na sinopse e no figurino para criá-la: vou usar roupas longas, transparentes e de cores claras”, adiantou Karla ao jornal O Globo em 1997.

Sem saudosismo

A Indomada

A menina, que era virgem, seria sorteada para ir pra cama com um cliente do prostíbulo. Mas ela fugiu antes do leilão e acabou conhecendo Emanoel (Selton Mello), por quem se apaixonou. Ao longo da narrativa, os dois se descobriram paranormais, vivendo experiências fora do comum.

Mesmo com todo o sucesso na novela das oito, Karla não seguiu na Globo. Após gravar um episódio da série Mulher (1998), ela migrou para a Band, onde participou de Meu Pé de Laranja Lima (1998), da Band. Em 1999, interpretou Carolina, a responsável pelos crimes que norteavam o enredo de Tiro e Queda, da Record.

Karla Muga

Mesmo longe das novelas, ela ainda é lembrada pelo papel que marcou sua carreira.

“Não tenho como fugir dela, em lugar nenhum do mundo”, brincou a atriz em entrevista ao site Notícias da TV, em agosto de 2018.

“Sinceramente? Eu não aguento mais falar em Grampola. Não sou uma pessoa saudosista, que fica remoendo o passado. E também não sou noveleira, acho que a última trama que acompanhei foi A Gata Comeu”, completou.

Mudança de país

Karla Muga

Após experimentar o sucesso, Karla Muga decidiu seguir para o exterior. Ela deu detalhes da experiência em entrevista ao Extra, em 2013:

“Comecei a trabalhar como atriz aos 13 anos e, artisticamente, já tinha atingido alguns objetivos. Também, sempre quis sair do país. Aqui (em Portugal), não existe essa coisa de que o ator não pode fazer outra atividade, nem há a cobrança de que tem que estar fazendo novelas. Também sempre quis uma vida normal, longe desse assédio e dessa cobrança”.

Embora estabelecida no exterior, ela voltou ao Brasil posteriormente, participando da temporada 2006 de Malhação. Hoje, após batalhar à frente de um restaurante e junto a empresas de cosméticos, ela trabalha como coaching para atores.

“Existiam pouquíssimos profissionais que trabalhavam com isso no Brasil. Aqui em Portugal, a profissão é de grande valor. O coach chega a marcar as cenas dos atores, a funcionar quase como um diretor. Além disso, meu trabalho é uma parceria para buscar alcançar metas e um processo de desenvolvimento pessoal, de busca pela inteligência emocional e planejamento estratégico. É maravilhoso colaborar com a realização de sonhos e objetivos”, contou Karla ao Extra.

Atualmente com 46 anos, a atriz continua morando em Portugal e exercendo a profissão de atriz e coach com muito sucesso.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor