Proibição: após novela, artista descobriu que não podia mais pisar na Globo

Roberta Gualda e Tião D'Ávila em Mulheres Apaixonadas

Roberta Gualda (Paulinha) e Tião D'Ávila (Osvaldo) em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

O que poderia afastar um ator de uma emissora? Para Tião D’Ávila, que iniciou a carreira na Globo nos anos 1970, em Estúpido Cupido, foi um desentendimento com um diretor de novela…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Roberta Gualda (Paulinha) e Tião D’Ávila (Osvaldo) em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

Como o próprio ator declarou em uma entrevista, ele perdeu o contrato com o canal após fazer Memórias de Amor, em 1979. Sem revelar o nome do profissional, Tião, que também já havia participado de Sem Lenço, Sem Documento (1977), se viu desempregado sem maiores explicações.

Anos depois, ele foi acolhido pela Manchete, mas quando a rede carioca faliu, o ator acabou sem emprego e migrou para a publicidade e para o teatro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No freezer da Globo

Tião D’Ávila como Carneirinho em Estúpido Cupido (Reprodução / Globo)

Tião ficou na geladeira da emissora carioca até o começo dos anos 2000, quando recebeu uma oportunidade de aparecer em Coração de Estudante (2002), novela das seis, a pedido de Ricardo Waddington.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

No ano seguinte, participou de Mulheres Apaixonadas (2003), sucesso da estação dos Marinhos que está sendo reapresentado no Vale a Pena Ver de Novo.

A volta por cima

Tião D’Ávila (Reprodução / Globo)

A chance de estar em uma novela das nove pela primeira vez, ainda mais em uma obra do renomado Manoel Carlos, foi a volta por cima que o ator precisava.

“Sou eternamente grato ao Ricardo e ao Luiz Antônio [Rocha, produtor de elenco]. Saí do iceberg para o freezer. E agora estou no frigobar”, brincou em entrevista ao O Globo em 2003.

“Minha volta foi aos poucos. E é em grande estilo, nunca tinha feito uma novela das 20h. Calei a boca de muita gente”, disse.

Na atual reprise das tardes globais, ele responde pelo personagem Osvaldo, um porteiro que sofre rejeição e humilhação da própria filha, Paulinha, personagem vivida por Roberta Gualda.

“Eu estava no limbo. Esta é a volta por cima no horário nobre”, declarou.

 

Por onde anda Tião D’Ávila?

Tião D’Ávila como Alfredo Lorota em Ribeirão do Tempo (Reprodução / Record)

Em 2009, Tião fez A Lei do Crime, seu passaporte para as novelas da Record, onde tem participado de quase todas as tramas da estação. A última delas foi Gênesis, em 2021.

Por lá, esteve também em O Rico e Lázaro, Apocalipse, Milagres de Jesus, entre outras. Já na Globo seu último trabalho foi em Lado a Lado, novela de João Ximenes Braga e Claudia Lage, em 2012.

Autor(a):

Sair da versão mobile