Programa que estreava há 20 anos no SBT chegou a liderar, mas durou pouco
01/07/2021 às 8h43
Há exatamente 20 anos, no dia 1º de julho de 2001, estreava no SBT o programa Curtindo uma Viagem. A atração, cujo formado foi criado pelo seu próprio apresentador, Celso Portiolli, em conjunto com Silvio Santos, fez sucesso e chegou a liderar, mas foi tirada do ar pouco mais de um ano depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O game show consistia de uma disputa entre dois times, que deveriam realizar diversas provas para ganhar o prêmio da semana, que sempre era uma viagem ao exterior. As equipes eram compostos por integrantes de cada sexo, sendo chamadas de Cinco Amigos e Cinco Amigas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A produção contava com provas realizadas internamente, no estúdio, e também com gincanas realizadas em gravações externas. As internas eram versões aprimoradas de brincadeiras comuns em atrações do gênero, como o Passa ou Repassa, do próprio SBT, como competições envolvendo cadeados, agulhas, bolas de boliche, labirintos, passarelas, túneis e muito mais.
LEIA TAMBÉM:
● Escondeu crises: como foi o fim da vida de atriz que nos deixou cedo
● Longe da TV, estrela do Sítio perdeu os movimentos antes de partir
● Caiu do cavalo: em baixa, astro perdeu a chance de brilhar em Pantanal
Mas o grande atrativo eram as provas externas, chamadas de Operação Coragem. Nesta parte, os participantes enfrentavam desafios radicais e perigosos, como saltos de veículos em movimento e quedas de bungee jump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os participantes que perdessem alguma etapa eram confinados a uma geladeira, passando rodadas sem poder participar das competições. Posteriormente, Celso confessou que criou o artefato como uma sátira ao tempo em que passou fora do ar, período justamente chamado de geladeira na gíria televisiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Liderança
Inicialmente, o programa era exibido aos domingos, às 14h. Depois, passou para os sábados, às 18h, sendo substituído em sua faixa original pelo Qual É a Música? e pela Sessão Premiada. Poucos meses depois, o Curtindo uma Viagem voltou ao horário da estreia.
A competição foi sucesso de Ibope, atingindo altos índices de audiência e chegando a liderar em seu horário por diversas vezes. Porém, mesmo com bom desempenho, o SBT cancelou o programa após pouco mais de um ano no ar, em 29 de setembro de 2002. Na época, o motivo alegado para isso foi um corte de custos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trilha sonora do game show deu origem a quatro CDs, lançados por Celso Portiolli em um box. Uma das trilhas mais reconhecidas do programa também esteve presente no filme Matrix: Mindfields, do grupo britânico The Prodigy.
O programa teve edições reprisadas no ano de 2003, às 22h30 de sábado. Naquele mesmo ano, o Curtindo uma Viagem ganhou uma edição especial dentro do Teleton, com uma competição colocando duas emissoras se enfrentando: no time do SBT, estavam Carlos Alberto de Nóbrega, Andreia Nóbrega, Ronald Golias, Moacyr Franco e Gorete Milagres, enquanto Mílton Neves, Adriane Galisteu, Otaviano Costa, Claudete Troiano e Fernanda Fernandes representavam a Record.
Em 2007, o SBT reciclou o formato do programa em uma nova atração, também apresentada por Celso Portiolli, o Curtindo com Reais, que ficou no ar entre março e dezembro daquele ano. Outra atração derivada do formato teve um título controverso: Curtindo com Crianças (foto acima), exibida apenas entre outubro de 2007 e janeiro de 2008. Desde então, o SBT já cogitou retomar a produção em diversas ocasiões, mas o projeto nunca saiu do papel.