Apesar de ter obtidos excelentes resultados de audiência para os padrões da Band e alcançar bons resultados comerciais, já há quem defensa uma reformulação no programa Faustão na Band, que estreou em janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atração, exibida diariamente, conta com formatos fixos a cada dia da semana, o que não seria tão interessante, já que necessariamente acaba derrubando a média do Ibope em caso de rejeição por parte do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma situação similar foi vivida pelo Domingão do Faustão pouco tempo depois de sua estreia na Globo, em 26 de março de 1989.
O apresentador foi contratado para resolver um problema crônico da Globo nas tardes de domingo: as constantes derrotas para o Programa Silvio Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Inicialmente, deu certo. Mas o dono do SBT mexeu em seu programa e conseguiu reagir, pelo menos na Grande São Paulo, o principal mercado publicitário brasileiro.
“O Domingão do Faustão, apresentado por Fausto Silva, está sendo reformulado. As primeiras novidades poderão ser vistas dentro de duas semanas. Até dezembro, está prevista a estréia de 12 jogos. Dois deles foram comprados de TVs norte-americanas. Os outros fazem parte de uma série japonesa inspirada em vídeo-games”, informou a Folha de S.Paulo em 29 de outubro daquele ano.
“Essa mexida foi determinada pelos diretores da Globo na semana passada. Eles se assustaram com a constatação de que Sílvio Santos, depois de reformular o seu programa, recuperou a liderança da audiência das tardes de domingo, em São Paulo”, completou o texto.
Acomodação
Faustão reconheceu a recuperação do concorrente, mas fez algumas ressalvas. Além disso, ele assumiu que houve uma acomodação por parte da equipe.
“A verdade é que o programa não está tendo agilidade. O ritmo estava lento. Deu certo, o pessoal acomodou. Desde julho vinha falando mas foi somente de agosto para cá que tivemos algumas derrotas. Acho que os últimos números foram o pingo que faltava para transbordar o copo. Aproveitei o gancho para realizar várias ideias que vinha tendo há tempos”, declarou.
Além disso, Faustão estava sendo prejudicado por mudanças no horário por conta de corridas de Fórmula 1, jogos de futebol e o Horário Eleitoral Gratuito.
“A Globo não tem concorrência, não tem pratica de correr atrás. Disso tudo, o mais importante é que o pessoal teve consciência que é uma briga toda semana. O Sílvio é um mestre nesse tipo de programa. E, na terra dele, em São Paulo, vai ser um eterno perde e ganha”, explicou Fausto.
“A diferença é que a Globo, antes, só perdia. Mas sou um eterno insatisfeito. No que cai na rotina, não tem graça. Mesmo que os números estejam a favor vou propor mudanças”, concluiu.
Uma das novidades do Domingão foi o quadro Olimpíadas do Faustão, que estreou em 19 de novembro e fez sucesso imediato.
Em 1990, estrearam quadros que também fizeram sucesso, como Rala e Rola e Sexolândia.