Diretor da primeira temporada de Rensga Hits!, original Globoplay produzido em parceria com a Glaz Entretenimento, Leandro Neri foi demitido logo após a estreia da série.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Notícias da TV, a Globo abafou o caso para não prejudicar o lançamento dos episódios – estrelados por nomes como Alice Wegmann, Deborah Secco (foto acima), Fabiana Karla e Lorena Comparato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leandro se envolveu em três situações controversas, todas enviadas ao compliance da emissora para as devidas apurações. Os casos envolvem discussões com outros membros da equipe.
Atritos nos bastidores
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O primeiro problema compreendeu a bronca que Leandro Neri recebeu de um dos responsáveis pela manutenção dos protocolos de segurança contra a Covid-19. O diretor abaixou a máscara enquanto estava no set de filmagem, o que não era permitido na época em que as gravações transcorreram.
“Entramos em discussão, mais pela maneira como ele resolveu intervir do que qualquer outra coisa. Mas ele precisou ser contido, pois partiu para cima de mim para me agredir fisicamente. Em torno de 20 pessoas presenciaram. No mesmo dia fizemos o call [reunião virtual] com o compliance em que ficou claro que a tentativa de agressão física não poderia ser permitida. Ele foi afastado no mesmo dia, e eu segui filmando julgando normalidade”, contou Leandro ao Notícias da TV.
Discussões com membros da equipe
Neri voltou ao departamento que avalia problemas internos por conta do desentendimento com uma figurinista. Ele abordou a profissional quando viu que a atriz recrutada para a última noturna do dia, às 23h, ainda não estava preparada para os trabalhos.
“Eu não conseguia filmar por conta do atraso dela e, pior, poderíamos não fechar o plano de filmagens dessa diária. Quando perguntei à figurinista recebi uma resposta aos berros. Graças a Deus me contive. Tentei argumentar, mas ela não me deixou falar. Virei as costas e voltei para o set, pois era impossível ter algum diálogo ali”, relembrou.
“Minha primeira assistente de direção presenciou tudo. Fizemos a reunião virtual com o compliance, e a sócia da produtora me disse que essa figurinista sempre dava problema e que eu ‘teria que entubar’ pois não havia outra. Segui filmando, mais uma vez com sensação de normalidade”, completou o diretor.
Mais um caso
A terceira e última situação se deu em meio à filmagem de uma sequência complicada, com chuva. Leandro Neri transmitia orientações pelo microfone quando foi interrompido por uma assistente. A moça buscava esclarecer pontos básicos envolvendo os recrutados para a figuração.
“Parei o que fazia e expliquei calmamente a ela que eu não poderia parar o que estava fazendo para fazer o trabalho dela. Que ela pedisse ajuda ao fotógrafo ou ao câmera lá no set. Essa assistente abandonou o set chorando dizendo que foi desrespeitada por mim. Nessa mesma noite, o diretor de produção que estava no set me disse para não dar importância e seguir concentrado na filmagem pois ‘a menina é meio surtadinha mesmo’. Mais uma vez, tive reunião com compliance em que ficou claro a abordagem e o timing errado da assistente”, relatou.
Demissão
Leandro foi desligado da casa logo após concluir a primeira leva de episódios de Rensga Hits!.
“Dois dias depois da estreia, recebo um telefonema de uma das sócias da produtora me dando os parabéns pelo grande sucesso e para me informar que eu não seria convidado para a festa de lançamento e que eu estava fora do projeto em futuras temporadas. Perguntei a razão, e a resposta foi: ‘Não lembra do compliance das filmagens?’”.
Neri lamentou não ter tido acesso ao relatório final sobre as queixas e as reuniões. Ele não sabe se suas justificativas foram inseridas no documento e se as testemunhas que indicou foram ouvidas.
Cabe salientar que Rensga Hits! deverá ganhar novas temporadas. Além da saída do diretor, a série enfrenta outro percalço: a protagonista Alice Wegmann, que não possui contrato de exclusividade da Globo, tem convite para uma produção da HBO Max rodada no exterior. Ainda não se sabe se a agenda permitirá a participação dela.