Processo impediu participação de astro em novela da Globo

Recentemente disponibilizada no Globoplay, Que Rei Sou Eu? foi um grande sucesso do final dos anos 1980. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a novela, que se passava no século XVIII e mostrava o fictício reino de Avilan, usava o visual medieval para fazer críticas e deboches ao momento político e social que o Brasil vivia na ocasião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, uma estrela da emissora foi proibida de participar da produção, mesmo tendo gravado cenas que permanecem inéditas: Chico Anysio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todos os fatos importantes e escabrosos que ocorriam no País foram inseridos na trama. Um deles foi o caso do investidor financeiro Naji Nahas (foto abaixo), acusado de ter provocado um rombo nas Bolsas de Valores do Rio de Janeiro e São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Ele respondeu a um inquérito por estelionato e formação artificial de preços. Tal fato levou a Bolsa do Rio a entrar em colapso em junho de 1989.

O especulador de Avilan

Assim, Cassiano criou um personagem chamado Taj Nahal – um especulador financeiro que aplicaria um golpe na bolsa e no mercado de Val Estrite, do Reino de Avilan.

A princípio, Mauro Mendonça interpretaria o personagem, tanto que até chegou a decorar o texto. Mas ele entrou de gaiato nessa história por conta de um erro da produção. Chico Anysio, sim, seria o especulador.

O autor (foto acima), em entrevista à Folha de S. Paulo, disse que, de fato, inspirou-se no investidor libanês.

“Eu ouvi ele (Nahas) dando declarações na TV e não entendi nada, é só enrolação”, afirmou.

Mesmo com todo deboche, Chico faria um personagem sem qualquer tipo de caricatura. Mas todos esses planos ficaram apenas no papel. A Globo decidiu arquivar a participação de Chico Anysio na novela.

Processo

Daniel Filho explicou para Cassiano que Naji Nahas entrou na Justiça com um processo judicial.

Além disso, ameaçou a emissora dizendo que, se a cena fosse ao ar, ele exigiria o direito de resposta durante a novela e no exato momento em que Taj Nahal aparecesse na tela. Para evitar isso, a emissora decidiu cortar a cena.

“Ele não pode ser achincalhado assim, com deturpação de fatos, quando é apenas um acusado”, disse Nilo Batista, advogado do investidor, ao Jornal do Brasil.

Na mesma entrevista, ele afirmou que Naji teve um encontro com o então vice-presidente da Globo, João Roberto Marinho, e entregou uma cópia do protesto. Sendo assim, o personagem foi cancelado.

“Se tivessem analisado a cena, teriam visto que se trata de uma gozação em cima da especulação na Bolsa. A cena não tem nada de ofensiva”, afirmou Cassiano ao jornal Folha de S. Paulo.

Mesmo com o protesto do autor, a cena nunca foi ao ar e Chico Anysio ficou de fora da trama.

Outras participações

Apesar disso, o humorista esteve presente em outras novelas da Globo, como Terra Nostra (1999), Sinhá Moça (2006), Pé na Jaca (2007) e Caminho das Índias (2009), quando também mostrou todo o seu talento como ator.

[anuncio_6]

Chico saiu de cena no dia 23 de março de 2012, aos 80 anos, vítima de uma infecção pulmonar.

Sair da versão mobile