Recentemente disponibilizada no Globoplay, Que Rei Sou Eu? foi um grande sucesso do final dos anos 1980. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a novela, que se passava no século XVIII e mostrava o fictício reino de Avilan, usava o visual medieval para fazer críticas e deboches ao momento político e social que o Brasil vivia na ocasião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, uma estrela da emissora foi proibida de participar da produção, mesmo tendo gravado cenas que permanecem inéditas: Chico Anysio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os fatos importantes e escabrosos que ocorriam no País foram inseridos na trama. Um deles foi o caso do investidor financeiro Naji Nahas (foto abaixo), acusado de ter provocado um rombo nas Bolsas de Valores do Rio de Janeiro e São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ele respondeu a um inquérito por estelionato e formação artificial de preços. Tal fato levou a Bolsa do Rio a entrar em colapso em junho de 1989.
O especulador de Avilan
Assim, Cassiano criou um personagem chamado Taj Nahal – um especulador financeiro que aplicaria um golpe na bolsa e no mercado de Val Estrite, do Reino de Avilan.
A princípio, Mauro Mendonça interpretaria o personagem, tanto que até chegou a decorar o texto. Mas ele entrou de gaiato nessa história por conta de um erro da produção. Chico Anysio, sim, seria o especulador.
O autor (foto acima), em entrevista à Folha de S. Paulo, disse que, de fato, inspirou-se no investidor libanês.
“Eu ouvi ele (Nahas) dando declarações na TV e não entendi nada, é só enrolação”, afirmou.
Mesmo com todo deboche, Chico faria um personagem sem qualquer tipo de caricatura. Mas todos esses planos ficaram apenas no papel. A Globo decidiu arquivar a participação de Chico Anysio na novela.
Processo
Daniel Filho explicou para Cassiano que Naji Nahas entrou na Justiça com um processo judicial.
Além disso, ameaçou a emissora dizendo que, se a cena fosse ao ar, ele exigiria o direito de resposta durante a novela e no exato momento em que Taj Nahal aparecesse na tela. Para evitar isso, a emissora decidiu cortar a cena.
“Ele não pode ser achincalhado assim, com deturpação de fatos, quando é apenas um acusado”, disse Nilo Batista, advogado do investidor, ao Jornal do Brasil.
Na mesma entrevista, ele afirmou que Naji teve um encontro com o então vice-presidente da Globo, João Roberto Marinho, e entregou uma cópia do protesto. Sendo assim, o personagem foi cancelado.
“Se tivessem analisado a cena, teriam visto que se trata de uma gozação em cima da especulação na Bolsa. A cena não tem nada de ofensiva”, afirmou Cassiano ao jornal Folha de S. Paulo.
Mesmo com o protesto do autor, a cena nunca foi ao ar e Chico Anysio ficou de fora da trama.
Outras participações
Apesar disso, o humorista esteve presente em outras novelas da Globo, como Terra Nostra (1999), Sinhá Moça (2006), Pé na Jaca (2007) e Caminho das Índias (2009), quando também mostrou todo o seu talento como ator.
[anuncio_6]
Chico saiu de cena no dia 23 de março de 2012, aos 80 anos, vítima de uma infecção pulmonar.