Problemas de saúde e perda de peso: por onde anda Renatão, câmera do Domingão do Faustão?

Todo mundo que já assistiu ao Domingão do Faustão sabe que o Fausto Silva sempre gostou de brincar com a sua equipe, transformando esses profissionais como parte do elenco e da dinâmica do programa.

Na década de 1990, um cinegrafista tornou-se um personagem caricato e querido do público: o cameraman Renato Larangeira, mais conhecido como Renatão.

Renato trabalhava na Globo praticamente desde o início da emissora, e sempre teve uma fama de brincalhão nos bastidores dos programas. Ele já mostrava seu bom humor no infantil Xou da Xuxa, quando era chamado pela apresentadora de “Xuper”.

Mas, além de brincalhão, era considerado um ótimo câmera e, sempre que chegava um equipamento novo, Renato era designado para ser o primeiro a usar e instruir a sua equipe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em 1989, quando Fausto Silva foi para a Rede Globo e o Domingão entrou no ar, Renato estava lá e logo virou um personagem do programa. Alvo de constantes piadas do apresentador, o cinegrafista já se fantasiou de índio, mago, cigana, mergulhador, entre outras inúmeras fantasias, se transformando em uma atração à parte: quem ligava a TV aos domingos à tarde esperava para ver qual fantasia Renatão usaria naquele dia.

O cameraman sempre levou as brincadeiras na esportiva, seja do próprio apresentador ou dos convidados do programa, diferente do seu colega de profissão: Ivalino Raimundo da Silva, o “gaúcho”, outro câmera do Domingão do Faustão alvo de piadas e que processou a Globo e Fausto Silva, recebendo uma indenização milionária.

Renato era o olho do Faustão: seguia o apresentador por todo o palco durante todo o programa. Com o passar dos anos, Renato começou a sentir as dificuldades de locomoção por conta de seu peso, que chegou a 180 quilos. A pedido do próprio apresentador, ele saiu de cena para cuidar da saúde e fazer uma cirurgia bariátrica.

Em 2019, na comemoração dos 30 anos do Domingão do Faustão, Renatão recebeu uma homenagem no Domingo Show, da Record TV.

No programa, ele mostrou todo carinho e gratidão por Fausto Silva, além de receber homenagens de amigos, familiares e colegas de trabalho. Emocionado, afirmou que sente muitas saudades daquela época e de seus amigos que já se foram.

Desde 2011 afastado da TV e com 70 quilos a menos, Renato Larangeira vive com sua esposa em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro, curtindo sua aposentadoria e cuidando de sua saúde.



Leia também