Nilson Xavier

E se juntar as duas das maiores paixões nacionais, futebol e novela? A proposta é relembrar as novelas da Globo que foram ao ar durante Copas do Mundo passadas, desde a primeira com a emissora em operação, a de 1966. Algumas como Fera Ferida (1993-1994) e Geração Brasil (2014, foto abaixo) foram duramente afetadas pelo torneio.

Por que exclusivamente a Globo? Porque a emissora tem tradição nas transmissões dos jogos da Copa.

Inglaterra, 1966

O Sheik de Agadir - Henrique Martins e Márcia de Windsor

Aconteceu entre 11 e 30 de julho e o país-sede foi o campeão. O Brasil – que já era bicampeão mundial (na Suécia em 1958 e no Chile em 1962) – se deu mal e foi eliminado logo na primeira fase.

Na época, a TV Globo (inaugurada no ano anterior) estava iniciando seu núcleo de dramaturgia. A exibição dos jogos ainda não era ao vivo. Durante a Copa, foram ao ar os últimos capítulos de Eu Compro Esta Mulher e os primeiros de O Sheik de Agadir (foto), ambas escritas pela cubana Glória Magadan.

México, 1970

Irmãos Coragem - Cláudio Marzo

A Copa que trouxe de volta a alegria ao Brasil: a seleção conquistou o Tricampeonato. Aconteceu entre 31 de maio e 21 de junho, enquanto a Globo exibia as novelas Pigmalião 70, às 19h, e Verão Vermelho, às 22h.

Aproveitando a euforia pelo tricampeonato, Janete Clair criou para a novela das 20h, Irmãos Coragem, um personagem jogador de futebol: Duda (Cláudio Marzo, foto), um dos irmãos do título. A autora aproveitou sua trama para abordar os problemas da profissão. O público masculino prestigiou o folhetim, que dava mais audiência que a exibição da final da Copa.

Alemanha, 1974

O Espigão - Ary Fontoura, Carlos Eduardo Dolabella, Susana Vieira e Vanda Lacerda

Os anfitriões conquistaram o bicampeonato e o Brasil amargou o quarto lugar.

Durante o período da copa – de 13 de junho a 7 de julho – a Globo exibiu as novelas Supermanoela, às 19h, Fogo Sobre Terra, às 20h, e O Espigão (foto), às 22h.

Argentina, 1978

O Astro - Dina Sfat e Francisco Cucoco

Aconteceu entre 1º e 25 de junho e entrou para a história como o campeonato em que a Argentina tirou o Brasil da final ganhando de goleada do Peru, em uma partida para lá de controversa e suspeita. O Brasil terminou em terceiro lugar, enquanto a Argentina sagrou-se campeã.

Em junho de 1978, a Globo exibia as novelas Maria Maria, Te Contei?, O Astro (foto) e O Pulo do Gato. Maria Maria, às 18h, estava em seus últimos capítulos e terminou às vésperas do fim da Copa. Na segunda-feira do dia 26 de junho, estreou a nova atração do horário, a novela Gina.

Às 20h, o Brasil vivia a comoção coletiva do “Quem matou Salomão Hayalla?”, na novela O Astro, de Janete Clair. A trama estava em seus derradeiros capítulos: se estendeu por mais uma semana após o término da Copa. A exemplo do que acontecera com Irmãos Coragem em 1970, O Astro também registrou índices de audiência superiores aos das transmissões dos jogos da Seleção Brasileira.

Espanha, 1982

Gabriela - Sônia Braga

O Brasil fazia uma das melhores campanhas da história da seleção, com um dream team poucas vezes visto. Porém, o italiano Paolo Rossi foi o nosso carrasco, no fatídico jogo contra a Itália que tirou o Brasil da final e levou a squadra azzurra a sagrar-se campeã.

A Copa aconteceu entre 13 de junho e 11 de julho, quando a Globo transmitia as novelas O Homem Proibido, Elas por Elas e Sétimo Sentido. Neste período, a emissora exibiu, às 22h, a reprise da novela Gabriela (de 1975, foto), em “edição especial”, apenas para ajuste de grade, alterada por causa das transmissões dos jogos.

Às 20h, Janete Clair escrevia Sétimo Sentido. Percebeu como a autora sempre esteve presente em períodos de Copa? – 1970, 1974, 1978 e 1982.

México, 1986

Cambalacho - Fernanda Montenegro

Como na Espanha, em 1982, o Brasil foi, novamente, eliminado nas quartas de final. A seleção argentina conquistou o bicampeonato, com grande destaque para Diego Maradona.

A Copa de 1986 ocorreu de 31 de maio a 29 de junho, enquanto iam ao ar as novelas Sinhá Moça, Cambalacho (foto) e Selva de Pedra (o remake).

Itália, 1990

Roda de Fogo - Renata Sorrah e Tarcísio Meira

1990 foi um ano para esquecer. O Brasil era “tomado de assalto” pelo Plano Collor enquanto a Seleção Brasileira, na Itália, fazia uma de suas piores campanhas na história das copas: foi precocemente eliminada pela Argentina nas oitavas-de-final. A Alemanha conquistou o tricampeonato.

A copa aconteceu entre 8 de junho e 8 de julho. Enquanto isso, o brasileiro se rendia à inovação de Pantanal, novela da TV Manchete, de Benedito Ruy Barbosa. Na Globo, o período foi preenchido com as novelas Gente Fina, Mico Preto e Rainha da Sucata.

A Globo mutilou a novela Roda de Fogo (de 1986-1987, foto) para a reprise no Vale a Pena Ver de Novo durante a Copa. Dos 179 capítulos originais, apenas 34 foram exibidos na edição final. A novela estreou em 21 de maio, duas semanas antes do início do campeonato, e terminou (em 6 de julho) exatamente com o fim da Copa.

Estados Unidos, 1994

A Viagem - Antonio Fagundes e Christiane Torloni

O Brasil voltou a vibrar com uma final de Copa do Mundo, depois de um jejum de 24 anos e seis campeonatos. Comandada pela dupla Parreira-Zagalo, e tendo o craque Romário como seu maior destaque, a Seleção Brasileira sagrou-se Tetracampeã.

Enquanto acontecia a campeonato (entre 17 de junho e 17 de julho), a Globo exibia as novelas Tropicaliente, A Viagem (foto) e Fera Ferida.

Às 19h, A Viagem, trama espírita de Ivani Ribeiro, fazia o maior sucesso. Curiosamente, além de exibida durante a Copa dos EUA, duas das reprises da novela também ocorreram em tempos de Copa: em 2006 (a da Alemanha) e 2014 (imediatamente após a Copa do Brasil).

Às 20h30, Fera Ferida tinha um personagem jogador de futebol: Ataliba Timbó (Paulo Gorgulho). A novela terminou junto com a Copa e, na segunda-feira seguinte, estreou a nova atração, Pátria Minha. A transmissão dos jogos da Copa prejudicou a exibição de Fera Ferida, que teve seu último capítulo transmitido no sábado e reapresentado no domingo.

[anuncio_5]

França, 1998

Corpo Dourado - Ana Rosa e Cristiana Oliveira

A Seleção Brasileira foi para a final, como a favorita, contra os donos da casa. Porém, aconteceu uma das maiores polêmicas da história das Copas. O maior craque brasileiro daquele time, Ronaldo Fenômeno, a princípio não entrou em campo, alegando uma convulsão. Entrou depois, jogou mal e o Brasil perdeu de 3 a 0 para a França.

A Copa se deu entre 10 de junho e 12 de julho, enquanto a Globo exibia as novelas Era Uma Vez…, Corpo Dourado (foto) e Torre de Babel.

Coréia do Sul e Japão, 2002

O Clone - Elizangela, Mara Manzan e Solange Couto

O Brasil sagrou-se Pentacampeão Mundial, título inédito, vencendo a Alemanha na final, em 30 de junho de 2002. A Copa havia se iniciado em 31 de maio. Neste período, a Globo exibiu as novelas Coração de Estudante, Desejos de Mulher, O Clone (foto) e Esperança.

A novela O Clone, sucesso de Glória Perez, terminou bem no meio da Copa, em 15 de junho de 2002. A substituta foi Esperança, de Benedito Ruy Barbosa, novamente sobre a imigração no Brasil.

[anuncio_6]

Alemanha, 2006

Belíssima - Fernanda Montenegro e Marina Ruy Barbosa

O Brasil decepcionou e foi eliminado pela França nas quartas-de-final. A Copa aconteceu entre 9 de junho e 9 de julho e a Itália conquistou o tetracampeonato. Enquanto isso, a Globo exibia as novelas Sinhá Moça (o remake), Cobras e Lagartos e Belíssima (foto).

Olha a coincidência: Sinhá Moça, de Benedito Ruy Barbosa, se passou em meio a uma Copa, como na versão original da novela, de 1986, quando foi exibida durante a Copa do México.

No horário nobre, iam ao ar os momentos decisivos da novela Belíssima, de Silvio de Abreu, que terminou junto com a Copa – na segunda-feira seguinte, estreou a nova trama das nove, Páginas da Vida, de Manoel Carlos.

África do Sul, 2010

Passione - Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini

Assim como acontecera na Alemanha, em 2006, a Seleção Brasileira foi desclassificada nas quartas de final, desta vez pela Holanda. A seleção espanhola sagrou-se campeã. A Copa ocorreu entre 11 de junho e 11 de julho, período em que foram ao ar as novelas Escrito nas Estrelas, Tempos Modernos e Passione (foto).

Com Passione, Silvio de Abreu se igualava a Janete Clair no número de novelas exibidas em tempos de Copa do Mundo, cinco: Cambalacho em 1986, Rainha da Sucata em 1990, Torre de Babel em 1998, Belíssima em 2006 e Passione em 2010.

Se considerarmos novelas de outras emissoras, Benedito Ruy Barbosa também se junta a esse grupo, vide Sinhá Moça em 1986, Pantanal (Manchete) em 1990, Esperança em 2002, o remake de Sinhá Moça em 2006 e Meu Pedacinho de Chão, em 2014. E Ivani Ribeiro: Anjo Marcado (Excelsior) em 1966, As Bruxas (Tupi) em 1970, Os Inocentes e A Barba Azul (Tupi) em 1974, e A Viagem (Globo) em 1994.

[anuncio_7]

Brasil, 2014

Em Família - Vivianne Pasmanter

A participação da Seleção Brasileira foi uma das mais vexatórias da história das Copas. Após perder para a Alemanha nas semifinais por incríveis 7 a 1, o Brasil amargou o quarto lugar ao perder para a seleção holandesa por 3 a 0. A Alemanha conquistou seu tetracampeonato.

A Copa aconteceu entre 12 de junho a 13 de julho, período em que a Globo exibiu a temporada Casa Cheia da Malhação (que já era chamada de novela e terminou junto com o torneio), Meu Pedacinho de Chão, Geração Brasil e Em Família (foto). Na segunda-feira seguinte ao término do evento, a Globo estreou a temporada Sonhos de Malhação e, às 23h, a novela O Rebu, o remake.

A Globo lançou Geração Brasil, às 19h, antes de começar a Copa para estancar a baixa audiência que o horário das 19h enfrentava na época e para segurar, durante o período, o novo público que a novela fosse levantar. Mas não levantou: a trama tecnológica não agradou. A novela ainda foi prejudicada pela Copa, cujos jogos alteraram a grade da emissora e sua programação tradicional.

Às 21h, a novela Em Família terminou uma semana após a Copa e foi substituída por Império, de Aguinaldo Silva.

Rússia, 2018

Orgulho e Paixão - Nathalia Dill, Rodrigo Simas e Thiago Lacerda

Aconteceu entre 14 de junho e 15 de julho, quando iam ao ar as novelas Malhação – Vidas Brasileiras, Orgulho e Paixão (foto), Deus Salve o Rei e Segundo Sol.

A Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final, perdendo para a Bélgica, enquanto a seleção francesa conquistou seu bicampeonato.

Qatar, 2022

Todas as Flores - Letícia Colin, Regina Casé e Sophie Charlotte

A Copa inicia-se neste domingo, 20 de novembro, e vai até 18 de dezembro. Atualmente, são exibidas as novelas Mar do Sertão às 18h, Cara e Coragem às 19h, Travessia às 21h, e, novidade que não havia nas Copas anteriores: uma novela no streaming, Todas as Flores.

Que a Seleção Brasileira faça a melhor campanha!

BÔNUS! Novelas com futebol em suas tramas: Avenida Brasil, Irmãos Coragem (as duas versões), Zazá, Vidas em Jogo, Lado a Lado, O Campeão, Bandeira Dois, Vereda Tropical, Salomé, Fera Ferida, Suave Veneno, Que Rei Sou Eu?, A Lua Me Disse, Três Irmãs e outras.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor