O VIVA exibe hoje, 23h30, o 100º capítulo de Por Amor. A trama de Manoel Carlos tem repercutido na telinha e nas redes sociais por conta de seus personagens marcantes, cenas impactantes e embates homéricos, como só Maneco sabe fazer. O resultado da clássica receita do autor: o 1º lugar no ranking de audiência do horário, conforme o TV História informou com exclusividade no início do mês. Para celebrar o episódio da noite, marcado pela prisão de Nando (Eduardo Moscovis), reunimos 10 cenas que resumem a novela até aqui. Confira!

1 – Enquanto Eduarda (Gabriela Duarte) curtia Veneza ao lado da mãe Helena (Regina Duarte), seu noivo Marcelo (Fábio Assunção) fugia das investidas da ex-namorada, Laura (Vivianne Pasmanter). Os dois acabaram se envolvendo num grave acidente que deixou o filho de Branca (Susana Vieira) atrelado a uma cama de hospital e Laura cheia de hematomas, presa numa cadeira de rodas e na mira da rival!

2 – Com o mal-entendido desfeito, Marcelo e Eduarda subiram ao altar no 5º capítulo do folhetim. Tudo muito lindo até a chegada de Orestes (Paulo José), pai da noiva, bêbado! A tumultuada relação do professor de matemática com a filha melhorou consideravelmente graças às intervenções de Sandrinha (Cecília Dassi), meia-irmã da moça, fruto da relação de Orestes com Lídia (Regina Braga).

3 – Durante a passagem por Veneza, Helena conheceu Atílio (Antonio Fagundes), arquiteto, funcionário e amigo da família de Marcelo – grande paixão de Branca, que, para mantê-lo sob seus domínios, o uniu à executiva Isabel (Cássia Kis). Irremediavelmente apaixonado, Atílio se deixou levar e beijou Helena, na festa que celebrou a volta de Eduardo e Marcelo ao Brasil após a lua-de-mel.

4 – Também apaixonados estão, desde sempre, Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz). A relação do piloto de helicóptero, filho de Lídia, com a modelo, herdeira de Branca e Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), esbarra na resistência das genitoras – a cabeleireira de Niterói, contudo, é mais complacente do que a emergente da Barra da Tijuca. Os dois se beijaram no capítulo 23, na Fortaleza de Santa Cruz.

5 – A grande virada de Por Amor se deu no capítulo 52, quando Helena trocou o filho morto de Eduarda por seu bebê vivo. A princípio, a garota não aceitou a gravidez da mãe. Foram meses de hostilidade, até que as duas enfim se acertaram e decidiram marcar os partos para o mesmo dia. Complicações na cesárea impediram Eduarda de ter mais filhos – uma das justificativas de Helena para o gesto egoísta que cometeu.

6 – A condenável atitude de Helena acabou gerando uma crise não só em seu relacionamento com Atílio, abalado com a “perda” do filho, como também no de Marcelo e Eduarda. Inexperiente, a moça permitiu que a mãe dominasse seu lar e palpitasse em excesso na criação do pequeno Marcelinho, chegando a amamenta-lo. Imaturo e envenenado pela mãe, Marcelo logo começa a dar bafão…

7 – Laura – aparentemente segura de si, mas sem um pingo de amor próprio – rasteja pelo tipinho machista (e insuportável) que Marcelo representa. Louco de raiva ao saber que a esposa tinha ido visitar César (Marcelo Serrado) no hospital – o médico se acidentou no momento em que recordava a troca de bebês da qual fui cúmplice – Marcelo procurou a ex, com quem acabou transando. A gota d’água para Eduarda…

8 – Na próxima fase de Por Amor, Léo (excelente criação de Murilo Benício) ganha ainda mais destaque. O rapaz, ponto de equilíbrio no lar dos Barros Mota, é o filho enjeitado de Branca e Arnaldo. Quase invisível para praticamente todos os personagens, Léo tem testemunhado situações comprometedores; descobriu, por exemplo, o caso extraconjugal de seu pai com Isabel.

9 – Assim como César, Helena também não suportou o peso do segredo envolvendo a troca dos bebês. Acabou desabafando com Virgínia (Ângela Vieira), sua irmã, que reagiu revoltadíssima, diante da cafajestagem que a decoradora cometeu com Atílio. A revelação, no capítulo 91, não terá impacto nas próximas semanas. Mas a angústia de Helena acabará por minar de vez sua relação com o marido…

10 – E a cena mais emblemática deste capítulo 100 é resultado da descoberta de Branca do casamento, às escuras, de Milena e Nando. A vilã ouviu uma conversa da filha com sua sócia Laura. Ciente de que sua capacidade de acabar com a união por vias lícitas, a loira má se articulou com Rose (Karina Perez) e Fausto (José Carlos Sanches) para plantar drogas na mochila do rapaz, mandando-o para a cadeia.


Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.