Primeira vez: SBT pode tomar atitude inédita com novela fracassada
18/08/2023 às 13h42
Conhecido por esticar suas tramas infantis a perder de vista, o SBT pode ser forçado a mudar a estratégia pela primeira vez. A Infância de Romeu e Julieta, atual cartaz do horário nobre da emissora, pode ser encurtada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esticar a novela, que possui os piores índices de audiência do segmento nos últimos 11 anos e não tem apelo com o público, seria um erro do canal.
As informações são do colunista Flavio Ricco, do R7, que avaliou o folhetim como uma história que não chama a atenção e dificilmente reverterá o fraco desempenho mostrado até aqui. Ainda segundo o jornalista, dentro da emissora já é certeza que o título atual não vai mesmo para a frente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fugindo à regra
Sendo assim, esticar A Infância de Romeu e Julieta, como fez exatamente com todas as tramas produzidas para o horário anteriormente, é algo que não vai acontecer. Muito pelo contrário, a opção por reduzir o projeto é uma possibilidade em ascensão dentro da rede paulista.
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Vale dizer que no SBT, quando o assunto são histórias infanto-juvenis, a duração das obras não é definida previamente. As produções vão sendo esticadas automaticamente, tanto no texto quanto na edição.
Assim, estima-se que Romeu e Julieta não tenha uma data de término pré-estabelecida, mas a possibilidade de diminuir a obra é grande.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Partir para a próxima
Iris Abravanel e Silvio Santos (Reprodução / Web)Padecendo de uma narrativa folhetinesca clássica, a produção de Iris Abravanel e seus colaboradores conta com um enredo pouco chamativo, além de sofrer com a falta de vilões demarcados.
O plot de pré-adolescentes vivendo um amor proibido, que não tem lá muito sentido, não conquistou o público – que já não é mais tão grande como no começo da década passada e bateu em retirada.
A rivalidade entre as famílias – e até mesmo dos bairros – para justificar que nem mesmo os amigos dos jovens aceitam sua amizade, é algo que não convence ninguém.
Isso explica o fiasco até no catálogo da Amazon. Antes de taxar que a culpa pelos baixos números é do adiantamento dos capítulos pela plataforma, é bom dizer que nem mesmo lá o título faz sucesso. Em mais de quatro meses disponível no catálogo, o produto só ficou entre os mais vistos na primeira semana.
E, como o SBT costuma gravar as suas novelas a toque de caixa, os capítulos estão ligeiramente adiantados, o que não permite grandes mudanças no texto para tentar salvar o melodrama, que sequer possui conflitos. A melhor opção mesmo é encurtar e partir para a próxima.