Apesar de ser baseado em uma produção da década de 80, o remake de Elas por Elas, nova novela das seis da Globo, será uma história bastante atual. Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão promoveram uma série de mudanças para deixar a obra moderna, incluindo a abordagem sobre a transexualidade, que será feita através de Renée, personagem vivida por Maria Clara Spinelli.

Shi Menegat
Shi Menegat em Elas por Elas (Divulgação / Globo)

Mas não será apenas com Maria Clara que o tema será abordado, uma vez que a história mostrará a vida da mulher antes e depois do processo de transição de gênero. Assim, Shi Menegat aparecerá nas cenas de flashbacks da personagem.

[anuncio_1]

Intérpretes de Renée

Shi Menegat e Maria Clara Spinelli
Shi Menegat e Maria Clara Spinelli (Divulgação / Globo)

Para a artista, a abordagem do tema em uma novela na maior emissora do país é de suma importância, pois amplia o debate da diversidade e abre portas inexistentes em décadas passadas.

“É muito importante este protagonismo. A gente está vendo novas narrativas, novas histórias sobre corpos que sempre existiram. Então, eu fico muito feliz de a gente estar construindo esse projeto coletivamente, com muitas pessoas incríveis, ajudando a pensar isso de um jeito muito consciente”, afirmou Shi Menegat ao portal de Heloisa Tolipan.

“Eu, como uma pessoa não-binária, cresci sem ouvir falar em não-binariedade e isso fez com que eu demorasse para me identificar com algo que nem sabia que poderia. Me sinto também privilegiada por poder estar nesse lugar [protagônico] junto com Maria Clara. Isso se deve a conquistas recentes e a lutas históricas – com muito ainda a ser feito. Acho que a novela acrescenta um marco bonito, especialmente pra televisão brasileira, para que o público veja que somos pessoas concretas, reais e diversas”, completou Shi.

[anuncio_2]

A carreira de Shi Menegat

Shi Menegat
Shi Menegat (Reprodução / Web)

Com vasta carreira na atuação e contemplada com diversos prêmios, Shi possui mestrado e doutorado em Comunicação Social pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e formação pela Casa de Teatro de Porto Alegre, com diversos cursos de atuação e laboratório.

Após experiências no teatro, cinema e até mesmo em videoclipes, ela estreou na atuação em 2018 no longa-metragem Tinta Bruta, vivendo a protagonista da história.

Com 29 anos, essa será a sua estreia nas telenovelas após cinco anos na profissão, na qual já acumula três filmes, quatro peças, três clipes e diversas performances.

Shi recebeu dois prêmios de melhor ator pelo Festival Internacional do Rio de Janeiro e no Festival For Rainbow, em 2018, além de ganhar como revelação no Prêmio Guarani Brasileiro (2019).

Além disso, Shi também atua como produtor cultural, diretor de produção, produtor executivo e gestor de projetos.

[anuncio_3]

Saiba tudo sobre a personagem Renée em Elas Por Elas

Maria Clara Spinelli
Maria Clara Spinelli em Elas por Elas (Divulgação / Globo)

Em Elas por Elas, Renée, que é a primeira protagonista trans das telenovelas brasileiras, é uma mulher que passa a enfrentar dificuldades financeiras após o seu marido Wagner (César Mello) fugir com todo o dinheiro da família.

Com dois filhos – Tony (Richard Abelha) e Vic (Bia Santana) -, ela passará a trabalhar na padaria de seus familiares e precisará se reinventar.

Na primeira versão, produzida há mais de 40 anos, a personagem foi vivida por Maria Helena Dias e possuía outro nome: Carmem.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor