Atualmente no ar como o tímido advogado Firmino em Mar do Sertão, seu primeiro personagem em novelas, o ator Odilon Esteves viveu um grande desafio em seu trabalho de estreia na TV, no qual apareceu com um visual bem diferente do atual.

Mar do Sertão - Odilon Esteves
Reprodução / Globo

De longa trajetória artística no teatro e no cinema, Odilon chegou à televisão com um papel de destaque na minissérie Queridos Amigos (2008). Ele surgiu irreconhecível na pele da travesti Cíntia.

“Fiquei com um pé atrás”

Queridos Amigos - Odilon Esteves

Em entrevista ao UOL, em 2008, ele contou do susto que levou ao receber o convite para viver a personagem.

“A princípio, fiquei com um pé atrás. Porque travesti, seja no teatro besteirol ou na TV, costuma aparecer de forma preconceituosa. Não queria fazer algo que reforçasse o preconceito”, avaliou.

Na minissérie escrita por Maria Adelaide Amaral, Cíntia obteve grande destaque ao se envolver com Benny (Guilherme Weber), um homossexual extremamente ácido e provocador que, no decorrer da trama, se torna amigo da esotérica Bia (Denise Fraga).

Preparação

Queridos Amigos - Odilon Esteves

A personagem, que também era cantora, foi inspirada na modelo e atriz trans Telma Lip, falecida em 2004, que esteve em evidência nos anos 1980, década em que foi ambientada a obra. Para dar mais veracidade ao papel, Odilon Esteves decidiu depilar o seu corpo e estudar o gestual feminino.

“Cíntia tem um encantamento absoluto pelas mulheres. Ela busca a delicadeza”, contou o ator, que também teve aulas de canto e etiqueta, em entrevista ao jornal O Globo, de 24 de fevereiro de 2008.

“Fui para um estúdio gravar algumas músicas para saber como ficaria minha voz e levei esse material para a produção da minissérie. Cíntia canta em boates e acabou virando uma intérprete, não uma dubladora”, celebrou.

Trajetória

Mar do Sertão - Odilon Esteves

O artista, que já havia passado por uma preparação intensa para viver um frei dominicano no filme Batismo de Sangue (2008), papel este que lhe rendeu o convite para atuar na minissérie, contou que fez o mesmo processo para interpretar uma travesti.

“Fiz uma festa da Cíntia na minha casa e chamei amigos. Tinha uma manicure para fazer minha unha, peguei umas roupas emprestadas e agi como Cíntia. Tudo isso foi gravado e usei esse material para ver onde estava acertando e o que era exagero. Editei esse material com 13 minutos e também levei para a direção da minissérie”, recordou ele ao O Globo.

Odilon Esteves tem 44 anos e é natural de Novo Cruzeiro, Minas Gerais. Apesar de estar fazendo a primeira novela da carreira, o artista já possui longa trajetória no cinema e no teatro – principalmente nos palcos mineiros, como integrante do grupo teatral Luna Luneira.

Antes de viver o Firmino da novela das seis, Odilon pôde ser visto na série Hit Parade (2021), do Canal Brasil, e na minissérie Independências, da TV Cultura, que abordou o bicentenário da Independência do Brasil.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor