Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, Alice Gabrielle Affonso Carvalho, conhecida apenas como Alice Carvalho, já marcou presença em alguns trabalhos na televisão e no streaming, e agora terá sua grande chance como a Joana de Renascer, no horário nobre da Globo.

Alice Carvalho vive Ritinha em Renascer
Alice Carvalho vive Ritinha em Renascer (divulgação/Globo)

No remake assinado por Bruno Luperi, Joaninha é uma mulher bondosa e trabalhadora, esposa de Tião Galinha (Irandhir Santos). Apesar da paixão que sente pelo marido, ela sofre com os devaneios dele, que alimenta o sonho de enriquecer para deixar para trás a vida miserável que sempre teve.

Antes de entrar para o elenco da novela das nove da Globo, Alice coproduziu e protagonizou as webséries Septo (2016) e Manu (2020). Na televisão, esteve na série Segunda Chamada (2019), na Globo.

O primeiro papel de destaque, no entanto, veio com a personagem Dinorah em Cangaço Novo (2023), no Prime Video. Antes de Renascer, ela ainda gravou Guerreiros do Sol, novela ainda inédita do Globoplay que estreará em 2025.

[anuncio_1]

Quem é Alice Carvalho, a Joaninha de Renascer?

Irandhir Santos e Alice Carvalho em Renascer
Irandhir Santos e Alice Carvalho em Renascer (divulgação/Globo)

Alice Carvalho é uma atriz, roteirista, escritora e dramaturga potiguar. Ela nasceu em Parnamirim, região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, no dia 15 de junho de 1996.

Filha de mãe solo, a artista teve os avós como seus pilares durante toda a sua vida.

“Meu avô foi o cara que mais me incentivou, que carregou no carro o cenário dos espetáculos, enquanto minha avó dava todo suporte para a minha mãe. Eles são o meu alicerce”, disse em entrevista ao site Mina Bem-Estar. 

[anuncio_2]

Atriz de Renascer passou sufoco antes de fazer sucesso

 

Antes de fazer sucesso com papéis de destaque na televisão e no streaming, no entanto, Alice passou por momentos difíceis. Trabalhando desde a adolescência, ela chegou a viver com menos de mil reais por mês e batalhou para pagar as contas.

“Trabalho desde os meus 13, 14 anos, mas nunca tinha recebido nem 20% do meu cachê de Cangaço Novo. Eu vivia com R$ 600 por mês. Acho que também essa coisa do multiartista foi uma forma de me virar, pra tentar fechar a conta no fim do mês”, contou.

A atriz também comentou sobre a desvalorização de artistas nordestinos e a evidência que passaram a ganhar somente em produções mais recentes.

“As últimas produções têm trazido esse olhar de fora do Sul e Sudeste, e investimento também, mas ainda falta muito. Infelizmente, no Brasil é desse jeito, precisa ser aprovado por 99% da crítica para a grana chegar”, disse ao podcast Trip FM.

[anuncio_3]

Bissexualidade e abuso na infância

Alice Carvalho em Cangaço Novo
Alice Carvalho em Cangaço Novo (divulgação)

Bissexual assumida, Alice Carvalho revelou que, entre os colegas da escola, foi a última a beijar na boca e a namorar. No entanto, foi a primeira a assumir sua bissexualidade, fato que aconteceu de maneira tranquila.

“Não fui arrancada do armário, foi tudo muito tranquilo. Lembro de ter dado o primeiro beijo numa mulher aos 16 anos”, recordou.

Na época em que se preparou para interpretar Dinorah, sua personagem na série Cangaço Novo, a atriz precisou enfrentar um trauma do passado: abuso sexual.

“Na sala de preparação de elenco, tive que buscar intersecções com a personagem e meu ponto de partida veio de um trauma. Eu também fui abusada na infância”, afirmou.

A personagem na série do Prime Video deixou Alice Carvalho em destaque e ela foi escalada para Guerreiros do Sol, em que vive Otília – a trama, já toda gravada, estreará em 2025.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.