Alexandre Pequeno

As novelas das 19h da Globo costumam ter tramas leves, recheadas de aventura e comédia. No geral, temáticas mais densas são deslocadas para o horário das 21h em decorrência da Classificação Indicativa. Porém, em 2011, um folhetim das sete foi censurado e teve personagens eliminados.

Chocolate com Pimenta - Nívea Stelmann
Divulgação / Globo

A obra em questão, Morde & Assopra (2011), de Walcyr Carrasco, tinha vários núcleos voltados para o humor e um deles com um tema mais pesado.

A ex-garota de programa Lavínia, vivida por Nívea Stelmann, vivia um drama digno de novela do horário pós-Jornal Nacional: vítima de violência doméstica, ela se envolvia com Fernando (Rodrigo Hilbert), seu enteado – filho do banqueiro Oséias (Luís Melo).

Violência doméstica em pauta

Morde & Assopra - Erom Cordeiro, Luís Melo e Nívea Stelmann
Divulgação / Globo

O Ministério da Justiça considerou o núcleo denso demais para a faixa e solicitou que a trama fosse suavizada, uma vez que a violência doméstica vivida pela personagem era pesada para o horário, podendo ocasionar uma reclassificação etária da novela. O fato poderia, inclusive, impossibilitar a exibição da obra às 19h.

Aproveitando algumas mudanças realizadas na história, o autor Walcyr Carrasco decidiu eliminar o núcleo antes do último capítulo, tirando os personagens do ar.

“Meu personagem vai sair, sim. A Censura achou muito pesado para o horário e a Globo achou melhor optar pela saída da Lavínia. Mas estou normal com essa decisão, essas coisas às vezes acontecem”, declarou a atriz ao portal O Fuxico, em 19 de julho de 2011.

Férias antecipadas

Morde & Assopra - Nívea Stelmann e Rodrigo Hilbert
Divulgação / Globo

As últimas gravações de Nívea Stelmann e Rodrigo Hilbert ocorreram em 28 de julho de 2011.

“Hoje tem gravação. Estou me despedindo de Lavínia essa semana. Aproveitando cada segundo. Cenas com Fernando. Entrarei de férias dois meses antes da novela acabar. Vou ter que viajar, não é? (risos) Que sacrifício”, escreveu ela em seu Twitter.

Fim da história

Morde & Assopra - Nívea Stelmann
Rafael França / Globo

A saída dos personagens foi justificada com uma fuga do casal. Após o ocorrido, Nívea foi para Orlando aproveitar as férias com o filho Miguel.

“Eu quero muito tirar uns dias pra descansar. A Lavínia tirou muito de mim nesses últimos meses. Quero ver se consigo ainda aproveitar as férias escolares do Miguel pra ficar um pouco com o filhote, mas não sei se vai dar. Acho que assim que eu terminar de gravar, ele já volta pra escola”, relatou.

Morde & Assopra foi escrita por Walcyr Carrasco com colaboração de Claudia Souto – hoje à frente de Cara e Coragem –, André Ryoki e Daniel Berlinsky. O folhetim contou com a direção de André Felipe Binder, Fábio Strazzer e Roberta Richard. A direção de núcleo foi de Rogério Gomes, com direção geral de Pedro Vasconcelos.

Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor