Terror das emissoras na década de 2010, o Ministério da Justiça, que responde pela classificação indicativa das produções, foi o responsável por inúmeros cortes em novelas. Até personagens precisaram sumir de cena por decisões do órgão.

Chocolate com Pimenta - Nívea Stelmann
Gianne Carvalho / Globo

Em Morde & Assopra, de 2011, a personagem de Nívea Stelmann foi simplesmente eliminada porque o MJ encarou os dramas da jovem como incompatíveis para o horário das 19h.

Na obra, a atriz viveu Lavínia, uma ex-garota de programa que sofria agressão doméstica do marido e se apaixonou pelo filho dele.

Após grande pressão, a direção da Globo decidiu que eliminaria a moça da novela, visando o término das ameaças por parte do órgão governamental.

[anuncio_1]

Censura

Conversa com Bial - Walcyr Carrasco
Reprodução / Globo

Assim, Nívea Stelmann acabou deixando o elenco da produção muito antes do previsto, saindo no meio da obra de Walcyr Carrasco (foto acima).

“Meu personagem vai sair, sim. A Censura achou muito pesado para o horário e a Globo achou melhor optar pela saída da Lavínia. Mas estou normal com essa decisão, essas coisas às vezes acontecem”, declarou a atriz ao O Fuxico em 19 de julho de 2011.

Mas, ela não foi a única. Com o seu plot acabando dentro da narrativa, sobrou também para Rodrigo Hilbert, que se tornou o seu par romântico. Os dois fugiram juntos da cidade de Preciosa, onde se passava o enredo.

Pede para sair!

Morde & Assopra - Nívea Stelmann e Rodrigo Hilbert
Divulgação / Globo

Os dois deixaram o folhetim em 30 de julho daquele ano, data em que gravaram suas últimas cenas na história. No enredo, ambos tiveram a resolução de seus problemas para que pudessem ter um final feliz.

Eles aproveitaram para eleger a melhor cena de seus personagens, que, curiosamente, foi a mesma: o dia em que Fernando (Hilbert) sequestra Lavínia (Stelmann) para impedir que ela se case com Oseas (Luis Mello).

Ao GShow, na oportunidade de suas últimas filmagens, ambos declararam estar com a sensação de dever cumprido e satisfeitos com o desfecho pensado para a despedida.

“Foi muito bom contracenar com a Nívea. Ele é uma amigona, nos conhecemos há anos”, contou. “Saio desse trabalho com um monte de novos amigos. Foi uma novela ótima de se fazer, com um elenco muito bacana”, completou o galã.

Já Nívea se declarou a todos os colegas de trabalho da telenovela e afirmou que mataria a saudade assistindo ao título.

“Vou morrer de saudades de toda a equipe. E também continuarei acompanhando a novela, que eu adoro”, disse.

Norma caiu por terra

Morde e Assopra
Divulgação / Globo

Morde & Assopra continuou a ser exibida, a partir daí sem mais problemas, ficando no ar até 14 de outubro de 2011.

Alguns anos depois, a portaria da classificação indicativa sofreu algumas mudanças e já não pode mais interferir de tal forma nas produções das estações, muito menos definir o horário de exibição dos produtos.

Agora, o MJ apenas define as faixas etárias de público antes e durante as atrações televisivas.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor