Pressão do governo fez atriz de Alma Gêmea deixar novela da Globo

Nívea Stelmann como Alexandra em Alma Gêmea

Nívea Stelmann como Alexandra em Alma Gêmea

Em Alma Gêmea (2005), Nívea Stelmann vive Alexandra, uma jovem diagnosticada com esquizofrenia, mas que, na verdade, é atormentada por espíritos. A personagem foi uma das várias parcerias entre a atriz e o autor Walcyr Carrasco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nívea Stelmann como Alexandra em Alma Gêmea

Outras obras do novelista a contar com a presença da atriz foram Chocolate com Pimenta (2003), Sete Pecados (2007) e Morde & Assopra (2011). Porém, nesta última, ela precisou deixar a trama antes do fim.

Por pressão do Governo Federal, sua personagem Lavínia acabou limada da novela estrelada por Adriana Esteves, Marcos Pasquim e Mateus Solano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Personagem polêmica

Após fazer sucesso como Carolaine em A Indomada (1997), Nívea Stelmann emendou várias novelas na Globo. Em sua carreira, ela emplacou boas personagens em novelas escritas por Walcyr Carrasco e dirigidas por Jorge Fernando.

Além de Alexandra, personagem de Alma Gêmea que pode ser revista no Vale a Pena Ver de Novo, a jovem encarnou a megera Graça em Chocolate com Pimenta, e também fez sucesso como Elvira, que formava um casal “gato e rato” com Régis (Malvino Salvador) em Sete Pecados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Depois, Nivea Stelmann foi presenteada com outra personagem complexa por Walcyr Carrasco, desta vez em Morde & Assopra. Na trama de 2011, ela vivia Lavínia, uma ex-garota de programa que era maltratada pelo marido Oséas (Luis Melo), e que acabava se apaixonando por Fernando (Rodrigo Hilbert), filho dele.

Por que Nívea Stelmann deixou Morde & Assopra?

Nívea Stelmann e Rodrigo Hilbert em Morde & Assopra (Divulgação / Globo)

Porém, a trama envolvendo Lavínia em Morde & Assopra foi considerada pesada demais para o horário das sete. Na época, a classificação indicativa da TV determinava o horário de exibição dos programas, e o Ministério da Justiça, responsável por avaliar as produções, considerou que a trama era imprópria para espectadores menores de 12 anos.

Por conta disso, a Globo se viu obrigada a suavizar a trama de Morde & Assopra, ou a novela teria que mudar de horário e ser exibida após às 20h, o que criaria um problema para o canal. Com isso, o autor Walcyr Carrasco antecipou o desfecho de Lavínia e Fernando, que partiram juntos da cidade de Preciosa, onde se passava a trama.

“Meu personagem vai sair, sim. A Censura achou muito pesado para o horário e a Globo achou melhor optar pela saída da Lavínia. Mas estou normal com essa decisão, essas coisas às vezes acontecem”, declarou a atriz ao O Fuxico em 19 de julho de 2011.

Por onde anda Nívea Stelmann, a Alexandra de Alma Gêmea?

A decisão da Globo também afetou Rodrigo Hilbert, que vivia o personagem Fernando. Ao GShow, o galã encarou a mudança com naturalidade e festejou a parceria com Nívea Stelmann.

“Foi muito bom contracenar com a Nívea. Ele é uma amigona, nos conhecemos há anos”, contou. “Saio desse trabalho com um monte de novos amigos. Foi uma novela ótima de se fazer, com um elenco muito bacana”, completou o galã, na época.

Morde & Assopra acabou sendo a última novela “completa” (ou quase) de Nívea Stelmann na Globo. Depois disso, ela migrou para a Record, atuando em Os Dez Mandamentos (2012) e A Terra Prometida (2013). Em 2019, ela voltou para a Globo em uma participação especial em Verão 90, também dirigida por Jorge Fernando.

Atualmente, Nívea vive em Orlando, na Flórida (EUA), onde trabalha como empresária e influenciadora digital.

Sair da versão mobile