Pressão do governo fez atriz de Alma Gêmea deixar novela da Globo
14/11/2024 às 15h47
Em Alma Gêmea (2005), Nívea Stelmann vive Alexandra, uma jovem diagnosticada com esquizofrenia, mas que, na verdade, é atormentada por espíritos. A personagem foi uma das várias parcerias entre a atriz e o autor Walcyr Carrasco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras obras do novelista a contar com a presença da atriz foram Chocolate com Pimenta (2003), Sete Pecados (2007) e Morde & Assopra (2011). Porém, nesta última, ela precisou deixar a trama antes do fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Personagem polêmica
Após fazer sucesso como Carolaine em A Indomada (1997), Nívea Stelmann emendou várias novelas na Globo. Em sua carreira, ela emplacou boas personagens em novelas escritas por Walcyr Carrasco e dirigidas por Jorge Fernando.
Além de Alexandra, personagem de Alma Gêmea que pode ser revista no Vale a Pena Ver de Novo, a jovem encarnou a megera Graça em Chocolate com Pimenta, e também fez sucesso como Elvira, que formava um casal “gato e rato” com Régis (Malvino Salvador) em Sete Pecados.
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Depois, Nivea Stelmann foi presenteada com outra personagem complexa por Walcyr Carrasco, desta vez em Morde & Assopra. Na trama de 2011, ela vivia Lavínia, uma ex-garota de programa que era maltratada pelo marido Oséas (Luis Melo), e que acabava se apaixonando por Fernando (Rodrigo Hilbert), filho dele.
Por que Nívea Stelmann deixou Morde & Assopra?
Porém, a trama envolvendo Lavínia em Morde & Assopra foi considerada pesada demais para o horário das sete. Na época, a classificação indicativa da TV determinava o horário de exibição dos programas, e o Ministério da Justiça, responsável por avaliar as produções, considerou que a trama era imprópria para espectadores menores de 12 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, a Globo se viu obrigada a suavizar a trama de Morde & Assopra, ou a novela teria que mudar de horário e ser exibida após às 20h, o que criaria um problema para o canal. Com isso, o autor Walcyr Carrasco antecipou o desfecho de Lavínia e Fernando, que partiram juntos da cidade de Preciosa, onde se passava a trama.
“Meu personagem vai sair, sim. A Censura achou muito pesado para o horário e a Globo achou melhor optar pela saída da Lavínia. Mas estou normal com essa decisão, essas coisas às vezes acontecem”, declarou a atriz ao O Fuxico em 19 de julho de 2011.
Por onde anda Nívea Stelmann, a Alexandra de Alma Gêmea?
A decisão da Globo também afetou Rodrigo Hilbert, que vivia o personagem Fernando. Ao GShow, o galã encarou a mudança com naturalidade e festejou a parceria com Nívea Stelmann.
“Foi muito bom contracenar com a Nívea. Ele é uma amigona, nos conhecemos há anos”, contou. “Saio desse trabalho com um monte de novos amigos. Foi uma novela ótima de se fazer, com um elenco muito bacana”, completou o galã, na época.
Morde & Assopra acabou sendo a última novela “completa” (ou quase) de Nívea Stelmann na Globo. Depois disso, ela migrou para a Record, atuando em Os Dez Mandamentos (2012) e A Terra Prometida (2013). Em 2019, ela voltou para a Globo em uma participação especial em Verão 90, também dirigida por Jorge Fernando.
Atualmente, Nívea vive em Orlando, na Flórida (EUA), onde trabalha como empresária e influenciadora digital.