Presente em diversos humorísticos ao longo de décadas, Viana Junior ficou marcado por interpretar o personagem Apolônio na Praça da Alegria e em A Praça é Nossa, sempre sofrendo com a Velha Surda (Roni Rios). O humorista terminou sua vida de forma triste, após se afastar do programa comandado por Carlos Alberto de Nóbrega.

Marca do SBT e fachada de asilo

Viana Junior era o nome artístico de Sérgio von Puttkammer, que nasceu na capital paulista em 10 de junho de 1941.

Nos anos 1960, iniciou sua carreira na televisão, participando de produções como Quatro Homens Juntos, Ceará contra 007, Quem Bate e Mãos ao Ar, da Record. Em seguida, entrou na Praça da Alegria, de Manoel da Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega.

Praça da Alegria

Além do lendário Apolônio, que tentava ler seu jornal tranquilamente enquanto era incomodado pela idosa com problemas auditivos, Viana esteve em outros humorísticos, como Reabertura e Meu Cunhado. Também esteve no cinema.

Problemas de saúde

A Praça é Nossa

Infelizmente, o humorista teve muitos problemas de saúde no fim da vida, contando com a ajuda de seus colegas para pagar tratamentos.

Longe do banco de A Praça é Nossa desde 2001, Viana teve um tumor cerebral e sofria de ataxia cerebelar, doença que faz com que não se tenha controle sobre os movimentos musculares. Dessa forma, ele acabou passando seus últimos tempos utilizando cadeira de rodas.

Em 12 de abril de 2010, Viana participou do programa A Tarde é Sua, de Sônia Abrão, para falar sobre seu drama. Ele queria se internar em uma clínica para não dar mais trabalho para sua esposa, Lurdes.

“Eu não posso fazer nada, mas eu dou trabalho. Eu quero evitar dar esse trabalho, para que ela tenha mais sossego na vida”, declarou o humorista, que não teve filhos.

Ajuda financeira dos colegas

Viana Junior

No mesmo programa, ele também falou que sentia falta de trabalhar na televisão.

“Eu tenho ótimas lembranças. Quero falar aos meus amigos para que trabalhem direito, que aproveitem, para ter boas lembranças também”, enfatizou.

A partir desse apelo, diversos artistas se reuniram para um show que teve como objetivo arrecadar fundos para pagar o tratamento do ator. Estiveram presentes Moacyr Franco, Marly Marley, Silvio Brito, Sula Miranda e Luiz Ayrão, entre outros.

No entanto, o esforço foi em vão: em 7 de junho de 2010, Viana Junior morreu aos 68 anos, em Itanhaém (SP), vitimado por falência múltipla dos órgãos. Seu corpo foi enterrado no cemitério municipal dessa mesma cidade.

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.