Prejuízo: após descumprir lei, SBT tomou multa milionária do governo

25/03/2023 às 11h50

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

Uma das apostas certeiras do SBT nos últimos anos foi a da dramaturgia para o público infanto-juvenil. A audiência cresceu; a emissora faturou com patrocínios e licenciamento de produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / SBT

Mas não foi apenas de lucro que o canal de Silvio Santos viveu… A Justiça multou a estação por desobedecer a uma lei.

Sucesso na TV e nas lojas

Carrossel - Jean Paulo Campos e Rosane Mulholland

Divulgação / SBT

Carrossel, novela mexicana que fez enorme sucesso em 1991, ganhou uma adaptação em 2012, mantendo a história e os personagens da versão original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professora Helena (Rosanne Mulholland), Cirilo (Jean Paulo Campos), Maria Joaquina (Larissa Manoela) e Valéria (Maisa Silva), entre outros personagens, conquistaram o público infantil. A produção se tornou um fenômeno!

Não demorou para que o SBT pegasse a onda e lançasse o CD com as músicas, o figurino dos personagens, bonecas e revistas, entre outros produtos.

LEIA TAMBÉM:

Só que o Ministério da Justiça estava de olho na trama, para ver se a emissora estava seguindo as regras do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Descumprindo a lei

Carrossel - Larissa Manoela

Divulgação / SBT

Segundo uma denúncia da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), os personagens de Carrossel estavam fazendo propagandas de produtos e serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SBT estava violando um artigo da Lei do Direito do Consumidor: “É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança”.

“Eram muitas as cenas com divulgação excessiva de produtos alimentícios pouco nutritivos e que podem prejudicar a saúde da criança, além de possibilitar o superendividamento, além de prejuízos sociais”, afirmou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) ao site NaTelinha, em 04 de maio de 2019.

O documento mostra que, ao longo de 40 cenas, foram 11 minutos de propaganda de grandes empresas – Banco do Brasil, Mattel, Brandili, Cacau Show, Nestlé, Unilever, Giraffas e SKY.

Multa milionária

Roda a Roda - Silvio Santos

Reprodução / SBT

O SBT foi multado em R$ 3,5 milhões por descumprir as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente. A emissora já tinha sido condenada em 2015, no valor de R$ 700 mil. O canal recorreu, mas voltou a ser condenado em 2018. A multa milionária foi fixada em maio de 2019.

Na época em que a estação de Silvio Santos foi condenada, Carrossel era exibida pela terceira vez – a segunda reprise foi em meados de 2015.

Em 2022, o folhetim voltou no horário do almoço, mas por causa das interferências de Silvio, vários episódios foram cortados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.