Prejudicado por vício, astro dos anos 90 teme recaída: “Tenho medo”

08/10/2023 às 10h00

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada
José Augusto no programa Que História é Essa, Porchat?

Um dos grandes sucessos da música nos anos 1980 e 1990 foi o cantor José Augusto, que embalou a abertura da novela Barriga de Aluguel (1990) com a música Aguenta Coração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

José Augusto no programa Que História é Essa, Porchat?

Porém, um vício que atinge milhões de brasileiros quase prejudicou a sua carreira, colocando em risco todo a sua trajetória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma droga legalizada

José Augusto

José Augusto (Foto Reprodução / Web)

Sonho por Sonho, Luzes da Ribalta, Chuvas de Verão, A Minha História e Fui Eu são algumas das músicas que deram fama a José Augusto ao longo dos mais de 40 anos de carreira, incluindo inúmeras participações em programas de Globo, SBT e outros canais.

O grande desafio do cantor não foi apenas estar nas paradas de sucesso, mas lutar contra um vício que quase o fez parar de trabalhar.

LEIA TAMBÉM:

“O cigarro quase destruiu a minha carreira. Cheguei a ficar completamente afônico. Não podia nem mesmo falar. Fiquei por seis meses em tratamento em razão disto e me livrei desse vício. Há 11 anos, eu não ponho um cigarro na boca e não pretendo colocar”, contou à jornalista Heloisa Tolipan em 29 de março de 2023.

Contudo, o grande temor do artista é ter o vício do cigarro de volta e ver sua carreira prejudicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não dá para fazer uma gracinha e dizer: ‘Vou fumar um cigarro agora e, depois, não fumo mais’. Isso não existe. A quem parou de fumar, pense muito bem sobre isso. Quando um ex-fumante coloca um cigarro na boca, ele volta a fumar. Eu tenho muito medo que isso aconteça a mim e, por isso, quero uma distância cada vez maior do cigarro”, afirmou.

Thumbnail Video Youtube

 

Uma amizade que terminou

Xuxa e José Augusto

Xuxa e José Augusto na Globo (Foto: Reprodução / Web)

A trajetória do cantor ficou marcada pela parceria com Xuxa Meneghel. Os dois gravaram a música Querer é Poder, tema da novela Sonho Meu (1993). Eles se tornaram amigos e José Augusto esteve presente em momentos importantes da vida da apresentadora, como o nascimento de Sasha, em 1998.

Durante uma live com o apresentador Geraldo Luís, em 2021, o cantor contou que a amizade entre os dois acabou e que restou apenas a mágoa.

“A gente não se entendeu mais. Ela me disse umas coisas, eu disse outras. Até que no final, ela disse para mim: ‘Já sei por que você era tão meu amigo, você só queria aparecer no programa’. Aquilo me feriu tanto… Nunca quis me aproveitar. Eu jamais me aproveitaria de uma amizade assim”, desabafou.

Xuxa Meneghel na Record

Apresentadora Xuxa Meneghel (Foto: Reprodução / Record)

Ao ser questionado pelo Notícias da TV se voltaria a falar com a apresentadora, ele foi taxativo.

“Não existe nada que eu queira lembrar, nada que eu queira obter, nenhuma possibilidade de reaproximação no caso Xuxa (foto acima). Pra mim isso é uma página virada, caso encerrado”, declarou o artista, que não recebeu nenhum tipo de resposta de sua antiga amiga.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.