Em 2013, a Globo investiu no remake de Saramandaia, um clássico de Dias Gomes que a emissora produziu nos anos 1970. Ricardo Linhares foi o responsável pela nova versão, que reuniu nomes como Lilia Cabral, Sergio Guizé, Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro. Contudo, o reboot não alcançou a audiência esperada pelo canal.

Sérgio Guizé em Saramandaia
Sérgio Guizé em Saramandaia (Divulgação / Globo)

Segundo o autor, a trama teria sido prejudicada pela própria Globo. Mas, mesmo assim, o folhetim será resgatado pela emissora por meio do Projeto Originalidade, do Globoplay. No projeto, o canal substitui a atual versão disponibilizada, que é editada, pela versão original, com melhor qualidade de imagem e a inclusão de abertura e vinhetas.

[anuncio_1]

Novela das onze

Remake de Saramandaia
Remake de Saramandaia (Divulgação / Globo)

Em 2011, como forma de celebrar os 60 anos da teledramaturgia brasileira, a Globo apostou em um remake de O Astro, clássico de Janete Clair que foi reescrito por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. A trama criou a faixa “novela das onze”, que, a princípio, seria dedicada aos remakes.

Assim, vieram depois Gabriela (2012) e Saramandaia (2013). Nesta última, o autor Ricardo Linhares resgatava os tipos inusitados da novela de Dias Gomes, que abusou do realismo fantástico para tecer uma crítica social contundente.

A novela se passava na pequena cidade de Bole-Bole, cujos moradores organizavam um plebiscito para mudar o nome do local para Saramandaia. No município, vivia Zico Rosado (José Mayer), que expelia formigas pelo nariz; João Gibão (Sergio Guizé), que escondia um par de asas sob sua corcunda; dona Redonda (Vera Holtz), que explodia de tanto comer; entre outros seres fantásticos.

Leia também: Astro da TV se recusava a trabalhar com ex-jogadores: “Malandros”

[anuncio_2]

Não emplacou

Saramandaia
Remake de Saramandaia (Reprodução / Globo)

A Globo apostou alto no remake de Saramandaia. Para dar vida aos tipos antológicos de Dias Gomes, o canal investiu em efeitos especiais de primeira, para dar veracidade aos momentos mágicos mostrados pela trama.

Mas, apesar da produção caprichada, Saramandaia não caiu nas graças do público e se tornou a novela mesmo vista do horário até então. Enquanto O Astro fechou com 19 pontos de média no Kantar Ibope Media e Gabriela cravou 18,9, Saramandaia anotou 15,02.

Na época, o autor Ricardo Linhares avaliou que o público recebeu bem a novela. Ele explicou que a audiência foi baixa por culpa da Globo, que teria se equivocado em sua estratégia de programação.

[anuncio_3]

Horário ruim

Ricardo Linhares
Ricardo Linhares (Renato Rocha Miranda / Globo)

Em entrevista ao site Purepeople, Ricardo Linhares revelou que considerava o saldo da novela positivo. Ao ser perguntado se mudaria algo na produção, o novelista revelou que mudaria o horário de exibição.

“Supostamente, Saramandaia seria a novela das onze. Mas nunca começou na hora marcada. O público nunca sabia a que horas a novela seria exibida. Nem eu sabia. O horário, além de tardio, era irregular. Podia começar a qualquer momento entre 23h15 e 0h30. Assim fica difícil de fidelizar o público noveleiro”, analisou.

A publicação lembrou que O Astro e Gabriela tiveram desempenhos melhores, mas Linhares insistiu que Saramandaia saiu prejudicada por conta do horário.

“As duas foram ao ar muito mais cedo. Acho que não se deve fazer comparações de audiência sem avaliar o horário de exibição. Mas, mesmo com o horário oscilante, aumentei a média que a faixa dava em São Paulo antes da estreia. E em outras capitais, como Fortaleza e Porto Alegre, por exemplo, a novela costumava marcar por volta de 30 pontos”, avaliou o veterano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor