As reclamações de Amor à Vida, novela de Walcyr Carrasco exibida em 2013, foram muitas. Vários artistas se queixaram de problemas de narrativa, furos no roteiro, personagens mudando de personalidade ou desaparecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Juliano Cazarré, Ricardo Tozzi, Leona Cavalli, Marcelo Antony, Rodrigo Andrade e Fúlvio Stefanini foram alguns dos que se queixaram de seus papéis na novela das nove.
No time dos “sem função”, Fúlvio, que hoje pode ser visto na reprise de Chocolate com Pimenta nas tardes da Globo, reclamou de seu personagem, Denizard. Depois disso, o veterano nunca mais deu as caras em novelas do escritor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator esteve presente em Alma Gêmea (2005) e Caras e Bocas (2009), também de Walcyr. Porém, após disparar críticas sobre rumos de seu personagem, o artista foi para a geladeira do autor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Críticas na concorrência
Foi em uma entrevista ao Todo Seu, que Ronnie Von (foto acima) comandava na TV Gazeta, que o artista aproveitou para protestar pelo sumiço de Denizard.
“Foi um personagem muito esquecido. Ele foi um pouco excluído, digamos assim, da trama central. Ele não tinha história, não tinha conflito, não tinha nada. Eu tirava leite de pedra para conseguir fazer alguma coisa”, disse em 1º de abril de 2014, apenas dois meses após o fim do folhetim.
“Foi tão claro, tão evidente. As pessoas cobravam isso na rua, como se eu tivesse alguma responsabilidade sobre o texto. Porque, você sabe, novela é uma obra aberta. E aí, seja o que Deus quiser. O autor escreve o que quer, o que bem entende. E se, por algum motivo, ele resolver te deixar no banco de reservas, você fica no banco de reservas. Não tem muita saída”, explicou.
Autor não se manifestou
Walcyr (foto acima) não se pronunciou na época, mas lançou mão do até então parceiro de longa data que, após a referida produção, voltou a participar de projetos televisivos em apenas duas oportunidades.
Fúlvio esteve em Questão de Família, do GNT, quando apareceu na segunda temporada, em 2015, e na série Pacto de Sangue (2018), da Netflix; foram os únicos trabalhos do ator após Amor à Vida.
Preconceito de idade
Aos 83 anos e sem espaço na televisão, Fúlvio (na foto acima, em Chocolate com Pimenta) chegou a se queixar do etarismo sofrido pelos atores mais velhos.
“Isso é complicado porque não há muitos personagens para atores de mais idade. Geralmente, os conflitos acontecem entre os 30 e 50 anos. São as idades em que as coisas realmente acontecem na vida, problemas com a família, com os filhos, problemas econômicos, então tem muito texto para atores dessa idade. E isso não é uma coisa brasileira, é algo no mundo inteiro”, disse em entrevista ao extinto Mariana Godoy Entrevista, em 2018, na RedeTV!