Apesar de não terem uma relação explícita, fica claro em Mulheres Apaixonadas que Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) se gostam e têm um romance. Ao longo da trama, elas vão passar por cima de preconceito e obstáculos para ficarem juntas.

Logo no início da trama, já surgem comentários maldosos de colegas de escola, como a ardilosa Paulinha (Ana Roberta Gualda).

No capítulo 20, surge o primeiro conflito entre Clara e sua mãe, Margareth (Laura Lustosa), que diz que a filha não aparece em casa há três dias e deixa claro que não gosta de vê-la com Rafaela, pois isso fere a boa conduta e a decência, segundo ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No capítulo 22, sabendo o que vem pela frente, Rafaela alerta Clara que elas terão muitos problemas pela frente.

Mais adiante, no capítulo 32, a mãe de Clara pede para Helena (Christiane Torloni) separar as garotas de turma – e o pedido é atendido, para desespero das duas.

Os conflitos entre mãe e filha continuam ao longo da novela. No capítulo 60, Clara confessa para Rafaela que está sendo pressionada por Margareth e não sabe o que fazer.

Para complicar, surge o interesse de Rodrigo (Leonardo Miggiorin) por Clara, que acaba correspondo a algumas investidas do rapaz, deixando Rafaela enciumada.

No capítulo 62, Clara acaba tendo o cartão de crédito cancelado pela mãe e é impedida de entrar em casa. Depois disso, Margareth vai até a ERA e culpa Helena pelos problemas da filha, citando que eles aceitam até uma professora alcoólatra – Santana (Vera Holtz).

Margareth começa a procurar uma “cura” para a filha e ameaça interná-la na Suíça. Para poder voltar para casa e ter dinheiro, Clara acaba tendo que se afastar de Rafaela, a partir do capítulo 68. A mãe da moça, inclusive, passa a vigiar seus passos.

Elas retomam o relacionamento no capítulo 82, quando Clara vai até o apartamento de Rafaela, que fica muito feliz em vê-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Durante a trama, Clara acaba brigando com Paulinha, a quem acusa de ser informante de sua mãe, o que a garota nega. No capítulo 108, as duas se atracam após uma piada feita por Paulinha.

A jovem vilã vai continuar infernizando a vida das duas, mas vai ter o troco merecido. No capítulo 109, vai levar uma bofetada de Clara – mesmo assim, não vai parar de atazaná-las. Nova briga entre ambas acontece no capítulo 116.

Enquanto isso, Margareth continua tentando empurrar Rodrigo para cima de Clara. Um beijo entre os dois acontece no capítulo 125.

No episódio 128, Clara e Rafaela conversam sobre o beijo e as duas se abraçam com carinho. Margareth comenta que disse para uma amiga que Clara está namorando Rodrigo e ela grita que gosta de Rafaela.

No capítulo 133, Margareth chega ao extremo de quase atropelar Rafaela de propósito depois de discutir com Clara. E dá-lhe bofetada da garota contra Paulinha após nova discussão.

No capítulo 154, alguns episódios depois de dizer que não tem nada com Rodrigo, Clara acaba tendo suas coisas vasculhadas pela mãe, que rasga bilhetes e fotos de Rafaela. Roberto (David Herman) entra em ação e pondera que isso não adianta e que ela deve deixar a filha viver sua vida.

No capítulo 156, mais uma briga feia entre Margareth e Clara, com direito a tapa de mãe na filha. Clara, revoltada, avisa que vai sair de casa quando fizer 18 anos.

Margareth faz uma nova tentativa e chega ao cúmulo de oferecer dinheiro para Rafaela se afastar de Clara. A moça fica indignada e garante que a única coisa que deseja é Clara, a quem ama. Margareth senta o braço nela, em mais uma bofetada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Mais perto do final da novela, Margareth faz um escândalo no capítulo 198, durante a festa de aniversário de Rodrigo. Clara chora, acusa a mãe de preconceituosa e sai correndo. Roberto deixa claro para a esposa que está ao lado da filha. Rafaela tenta consolar Clara, que garante não aguentar nem mais um dia.

No capítulo 199, Clara sai de casa e vai morar com Rafaela, para desespero da mãe quando vê o armário vazio. No dia seguinte, a mãe chora lendo a carta de despedida da filha. Margareth ainda tenta propor que Clara volte para casa, confessando que tem vergonha por ela morar com outra mulher, mas a filha não se comove.

No último capítulo, Clara e Rafaela representam Romeu e Julieta, dão um discreto beijo em cena e são aplaudidas por todos. Ao que tudo indica, terão um belo final feliz!

Compartilhar.