A CNN Brasil viveu a semana mais difícil de sua curta história. O canal de notícias promoveu uma série de demissões, entre jornalistas e técnicos, e dispensou algumas de suas maiores estrelas, como Gloria Vanique e Monalisa Perrone. Já nomes como William Waack (foto abaixo), Márcio Gomes e Daniela Lima escaparam, pelo menos por enquanto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atitude radical coincide com a chegada de João Camargo, que assumiu recentemente como chairman executivo da emissora. O novo contratado ficou com o cargo que, anteriormente, era ocupado por Rubens Menin (foto abaixo), fundador da CNN Brasil.
O escolhido
O manda-chuva do canal escalou Camargo em razão de sua boa circulação entre o mundo empresarial e político.
“O João tem uma habilidade fantástica nesse meio, e eu não tenho isso”, explicou Menin ao Brazil Journal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Ele tem tempo, e eu não tenho. O importante desse negócio é que ele vai ser full time. Vai ficar 24 horas por dia lá dentro e vai somar muito”, afirmou.
Biografia
João Carlos Camargo (foto) tem uma longa trajetória no mundo empresarial, político e da comunicação. Seu pai, José Camargo, foi ex-deputado e fundou um grupo de comunicação formado atualmente por rádios como Alpha, BandNews FM, Nativa e 89 FM.
Camargo seguiu uma trilha semelhante a do pai, ingressando na vida pública aos 23 anos, quando foi Secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, à época comandado por Jânio Quadros. O empresário também é fundador da empresa Esfera Brasil, além de um dos donos da gestora de recursos 89 Investimentos, que atua em logística, incorporação e comunicação.
Ao assumir o comando da CNN Brasil, João Camargo terá como maior missão fazer o canal de notícias sair do vermelho e começar a lucrar. Para isso, ele iniciou uma nova gestão, que tem a contenção de gastos como principal característica.
Característica, aliás, já conhecida do empresário, adotada com sucesso em algumas das rádios que comanda.
Nova fase
Segundo o portal Notícias da TV, a ideia da nova gestão da CNN Brasil é melhorar os resultados de audiência da CNN Brasil com a menor quantidade possível de funcionários. Algo que já é praticado pela Jovem Pan News, atualmente a maior concorrente da CNN na TV paga.
Ainda de acordo com a publicação, os cortes promovidos devem resultar numa economia de R$ 5 milhões, o que deve suavizar a crise financeira da emissora – o rombo seria de R$ 100 milhões. A meta é que, no ano que vem, a CNN tenha uma operação mais enxuta e consiga ultrapassar a Jovem Pan na audiência.
Para isso, o foco da nova programação, que já começa a ser colocada no ar, será em opinião, debates e polêmicas. A primeira aposta neste sentido é o CNN Arena, que passa a ir ao ar diariamente, das 18h às 20h, com apresentação do ex-Jovem Pan Felipe Moura Brasil.
Ou seja, um produto concebido para bater de frente com Os Pingos nos Is, um dos principais programas da concorrente.