Muitas novelas passaram por perdas antes e durante suas exibições. Uma das tragédias que chocou o público foi a morte de Domingos Montagner durante as gravações de Velho Chico (2016).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos anos 1980, uma trama da Globo passou por isso às vésperas de entrar no ar. O mais impressionante é que o ator, Osmar de Mattos, profetizou sua morte…
A história de três amigas
Em 1980, a Globo lançou As Três Marias, escrita por Wilson Rocha – uma adaptação do livro homônimo de Rachel de Queiroz, estrelada por Glória Pires (Maria José), Nádia Lippi (Maria Augusta) e Maitê Proença (Maria da Glória).
O enredo acompanhava as três amigas dos tempos de colégio que se reencontravam após anos afastadas, enfrentando conflitos familiares e amorosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O novo galã da TV
Um dos nomes escalados para trabalhar na novela foi Osmar de Mattos, que se tornou, naquela época, um galã de futuro promissor na televisão.
A primeira participação de Osmar na TV foi no quadro Vestibular do Amor, do programa Silvio Santos, nos anos 1970. O sucesso foi tão grande que ele fez uma ponta em Cinderela 77, da Tupi, e foi escalado para trabalhar em O Pulo do Gato (1978), da Globo.
O grande destaque de sua carreira foi na Globo, quando atuou em Dancin’ Days (1978), novela disponibilizada recentemente no Globoplay. Na trama de Gilberto Braga, ele viveu o Ricardo, que teve um affair com Verinha, interpretada por Lídia Brondi.
Em 1979, Osmar foi contratado pela Bandeirantes e atuou em duas novelas: Cara a Cara e Pé de Vento (1980).
O adeus precoce
De volta para a Globo, ele foi escalado para viver o surfista Kleber em As Três Marias. Sua participação seria breve, de 12 capítulos apenas. Osmar de Mattos chegou a conversar com o diretor Herval Rossano para aumentar o tempo do personagem. Porém, uma tragédia acabou com os planos.
No dia 25 de outubro de 1980, Osmar estava a caminho de Pouso Alegre, cidade de Minas Gerais. Lá, ele faria uma apresentação em um baile de debutantes, algo que muitos atores faziam para ganhar um dinheiro extra longe da TV.
O artista dirigia sozinho o seu Passat. Ele acabou dando carona a uma pessoa que estava na estrada. Ao retornarem à via, um caminhão entrou na frente do carro. Mattos desviou, mas o veículo bateu na pilastra de uma ponte. O carro capotou e acabou caindo no rio. Osmar de Mattos quebrou o pescoço e faleceu aos 22 anos.
A premonição
Lígia, irmã de Osmar de Mattos, confidenciou que o ator estava preparado para morrer dias antes do acidente.
“Ele não era nem um pouco apavorado com a ideia de morrer. Até dizia que, no dia em que isso acontecesse, olharia para todos nós, que estaríamos chorando sua morte, e daria boas gargalhadas, pois estaria num lugar bem melhor do que este”, declarou.
As cenas gravadas por Osmar foram ao ar. As Três Marias estreou em 10 de novembro, 15 dias depois do acidente que tirou a vida de um astro que estava apenas começando…