Em Cara e Coroa, novela das 19h da Globo de 1995 e atualmente em cartaz no canal Viva, a atriz Marilena Ansaldi vive Guilhermina. A personagem é a mãe de Fernanda (Christiane Torloni) e guarda um grande segredo na história escrita por Antonio Calmon.

Marilena Ansaldi em Cara e Coroa
Marilena Ansaldi em Cara e Coroa

Cara e Coroa foi uma das poucas novelas da atriz, que foi uma das maiores bailarinas do Brasil. Marilena Ansaldi foi a primeira solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal nos anos 1950 e 1960, e também compôs o famoso Balé Bolshoi na Europa.

Ela morreu em fevereiro de 2021, aos 86 anos, em São Paulo.

Quem é Guilhermina em Cara e Coroa?

Mulher sombria e que esconde segredos do passado, Guilhermina é a chave de um dos principais mistérios de Cara e Coroa. Na trama, ela é a mãe de Fernanda, uma das personagens de Christiane Torloni, e também de Heraldo, que morreu num acidente.

Guilhermina cuida das netas órfãs, Natália (Alessandra Negrini) e Leninha (Mônica Fraga). É ex-mulher de Aníbal (Hugo Carvana), com quem mantém praticamente uma relação de mãe com um filho rebelde. Além disso, odeia Antenor (Carlos Zara), já que ele nunca correspondeu aos seus sentimentos.

Na reta final de Cara e Coroa, Guilhermina acaba revelando um grande segredo: na verdade, ela teve duas filhas, Fernanda e Vivi (Christiane Torloni). No entanto, por ser muito pobre, acabou abandonando uma delas num orfanato.

O que aconteceu com Marilena Ansaldi, a Guilhermina de Cara e Coroa?

Marilena Ansaldi
Marilena Ansaldi

Atriz com poucos trabalhos na televisão, Marilena Ansaldi foi uma das mais importantes bailarinas do Brasil. Nascida em 1934 na cidade de São Paulo, a artista foi pioneira na criação de espetáculos que unem dança, teatro e outros recursos.

Marilena Ansaldi foi solista do Teatro Municipal e, aos 28 anos, participou do Festival da Juventude em Helsinki, na Finlândia. Na sequência, obteve bolsa de estudos no Balé Bolshoi, na Rússia. Na companhia, foi Zarema, um dos papéis principais da ópera A Fonte, de Baychisaray.

Ela voltou ao Brasil em 1965 e ajudou a fundar o grupo Balé de Câmara do Estado de São Paulo, além de ter sido uma das diretoras da Sociedade Ballet de São Paulo. Já em 1975, criou Isso ou Aquilo, espetáculo solo que foi premiado e depois apresentado na Itália, na Alemanha e na França.

“Tudo o que construo no teatro me chega através da música. A cor, o espaço e o próprio texto são ditados por uma inspiração musical. E cada música gera sua própria imagem”, disse a artista em sua autobiografia.

Marilena Ansaldi morreu de que?

Apesar de ter recebido inúmeros convites para a TV, Marilena Ansaldi sempre resistiu às investidas. Um de seus poucos trabalhos na telinha foi a minissérie Rabo de Saia (1984).

Ela também integrou o elenco da segunda versão de Selva de Pedra (1986) como Vivi, mãe de Christiane Torloni, parentesco que se repetiu em Cara e Coroa. A artista ainda viveu Madame Bulhões em Éramos Seis (1994), no SBT.

Marilena Ansaldi morreu no dia 09 de fevereiro de 2021, aos 86 anos, por causa de complicações pulmonares.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor