1 – Busão do Brasil foi um reality show exibido pela Band de 30 de julho a 19 de outubro de 2010.

2 – A competição era apresentada por Edgar Piccoli, ex-vj da MTV, atualmente no comando do Morning Show da rádio Jovem Pan.

3 – O programa tinha exibições diárias de 15 minutos na faixa noturna da grade, tendo duração de 1 hora nas terças e nas sextas.

4 – A produção adaptou o formato The Bus, da Endemol, já exibido na Espanha, Bélgica e Holanda.

5 – O projeto consistia em registrar a rotina de 12 pessoas, durante 24 horas por dia, no estilo Big Brother. Mas com um diferencial: o confinamento acontecia dentro de um ônibus.

6 – Foram mais de 30 mil pessoas inscritas para a primeira (e única) temporada.

7 – Com tema de abertura interpretado por Cláudia Leitte, o show tinha direção de Michael Ukstin.

8 – A estreia registrou apenas 3 pontos de média, com picos de 5, deixando a emissora em quinto lugar. No mesmo horário, a Globo ficou com 23, a Record com 9, o SBT com 7 e a RedeTV! teve 4 pontos.

9 – O veículo começou o trajeto no Nordeste, em Fortaleza (CE).

10 – Na sequência, o ônibus passou por Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Barra de Santo Antônio (AL), Canindé de São Francisco (SE), Feira de Santana (BA), Lençóis (BA), Ilhéus (BA), Itamaraju (BA), Domingos Martins (ES), Mariana (MG), Petrópolis (RJ) e São Paulo (SP).

11 – Em cada cidade visitada, os competidores realizaram tarefas, provas e diversos passeios.

12 – No total, foram percorridos aproximadamente 4.000 quilômetros.

13 – A dinâmica do jogo consistia em uma eliminação por semana, até ser definido o vencedor.

14 – O participante que ganhava a imunidade semanal era chamado de “Queridão da Semana”.

15 – Já os indicados a serem eliminados iam para a chamada “Lama”.

16 – O campeão foi o policial piauiense Mário, que faturou o prêmio de R$ 1 milhão de reais ao obter 80,2% dos votos na final.

17 – A baixa audiência e os altos custos de produção não animaram a Band, que decretou o fim do programa ao término da primeira temporada.

Veja também: O final mais chocante da história da TV: os segredos da série Família Dinossauros


Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor