Saem as fazendas de Ilhéus, na Bahia, e entram as paisagens paradisíacas de Angra do Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Mania de Você, que substitui Renascer no horário nobre da Globo, terá o litoral fluminense como seu cenário principal.

Agatha Moreira em Mania de Você
Agatha Moreira em Mania de Você

A história de Viola (Gabz), Luma (Agatha Moreira), Rudá (Nicolas Prattes) e Mavi (Chay Suede) se passará num grande resort, cenário cosmopolita que servirá como pano de fundo para um thriller de suspense e mistério.

Por isso, a novela de João Emanuel Carneiro mobilizou uma equipe de 100 pessoas para as gravações na região litorânea do Rio de Janeiro.

Onde se passa Mania de Você?

No início de Mania de Você, os namorados Viola e Mavi vivem no Rio de Janeiro. No entanto, eles se mudam para Angra dos Reis quando o rapaz vai trabalhar na empresa de cibersegurança de Molina (Rodrigo Lombardi).

Ali, Viola conhece Luma, uma jovem apaixonada por gastronomia que voltou da França para o Brasil para se especializar na culinária local. Elas se tornam amigas e passam a compartilhar a paixão pela cozinha.

No entanto, essa amizade se transforma quando Viola conhece e se apaixona por Rudá, homem pelo qual Luma é apaixonada desde a adolescência. A partir daí, outras reviravoltas acontecem e mudam a vida dos quatro protagonistas.

O resort Albacoa, de Mania de Você, existe?

No final da primeira fase de Mania de Você, Molina é misteriosamente assassinado, e Viola, Rudá, Luma e Mavi tomam rumos distintos. Dez anos depois, Mavi surge como o dono da empresa de cibersegurança após dar um golpe em Luma, que perdeu tudo e se tornou motorista de aplicativo.

Mavi também constrói o resort Albacoa, um megaempreendimento turístico em Angra dos Reis. Ainda obcecado por Viola, que se tornou uma renomada chef de cozinha, ele inaugura um restaurante para tê-la no comando – embora ela não faça ideia de que é Mavi quem está por trás da oferta de trabalho.

“Angra tem beleza única e foi pouco retratada como cenário principal de novelas. Grande parte da história se passa em um resort, um cenário cosmopolita, por onde circula gente do mundo inteiro. Além do complexo que inclui resort, hotel, marina, temos a comunidade da região. São diferentes mundos convivendo, o que é também uma forma de representar o Brasil”, explicou o diretor artístico Carlos Araújo.

Onde foi gravada Mania de Você?

O resort Albacoa foi construido nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. No entanto, as primeiras cenas da novela foram gravadas em Angra dos Reis, mobilizando uma equipe de 100 profissionais.

“Em termos de produção, encontramos condições ideais para as filmagens, com locações que atenderam às necessidades da nossa história, como as ilhas bastante preservadas, as praias de mar cristalino e locações para as casas dos personagens Molina, Berta e Moema, interpretados por Rodrigo Lombardi, Eliane Giardini e Ana Beatriz Nogueira respectivamente. No outono, temos uma luz natural que traduz a estética que pensamos para a novela, que vem muito solar, cheia de energia”, disse Carlos Araújo.

“O maior desafio de produzir uma novela dessa grandiosidade é o planejamento. É preciso fazer um exercício minucioso, estudar bem o texto e quem são esses personagens, de forma que a gente consiga otimizar ao máximo as locações que a gente vai gravar. No caso de Angra, na maioria das locações não era possível chegar via terrestre, o que poderia ser um dificultador, mas com organização, conseguimos realizar toda a operação usando transporte marítimo, por exemplo”, explicou Gustavo Rebelo, gerente de produção de Mania de Você.

Além de Angra dos Reis, Mania de Você tem cenas gravadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Portugal. Na trama, Rudá foge para o país europeu após ser acusado de matar Molina. Foram 10 dias de viagem com seis diárias de gravação em terras lusitanas, passando por Porto, Lisboa e Linhares da Beira, mobilizando os atores Nicolas Prattes, Alanis Guillen, Bruno Montaleone e Joana de Verona.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor