Por retaliação, canais da Simba podem ir atrás de estrelas da Band

27/04/2017 às 11h00

Por: Gabriel Vaquer
Imagem PreCarregada

Além das negociações entre Simba Content – joint-venture entre RecordTV, SBT e RedeTV! – com as operadoras de TV por assinatura, outro assunto está tomando conta das conversas sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações obtidas pelo TV História, rumores nos três canais dizem que as emissoras podem fazer uma retaliação à Band, enviando propostas para algumas de suas estrelas.

No início do mês, por pressão de anunciantes, a emissora da família Saad fez uma reportagem no Jornal da Band criticando a Simba e defendendo o lado das operadoras – a Claro, que negocia pagar para ter o sinal dos canais da Simba, é a principal patrocinadora do telejornal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi a primeira – e até agora única – vez que um outro canal que não está na joint-venture falou do assunto. Nem mesmo a Band fez outras reportagens sobre isso, já que o tema virou um tabu na redação de jornalismo.

Em forma de retaliação por “se envolver numa briga que não é sua”, a Simba iria atrás de quatro das principais estrelas da Band, desfalcando bastante não só a TV, mas o Grupo como um todo.

LEIA TAMBÉM:

Fontes ouvidas pelo TV História garantiram que quatro profissionais estariam no alvo: Ricardo Boechat, José Luiz Datena, Renata Fan e Ana Paula Padrão seriam os nomes escolhidos.

Boechat e Renata receberiam forte assédio da RecordTV. Já Datena novamente teria um convite para trocar de emissora e ir para o SBT. Por fim, Ana Paula Padrão seria alvo da RedeTV!.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ricardo Boechat já recebeu uma proposta da RecordTV, em 2014, mas, na ocasião, decidiu ficar. Até hoje, de fato, seu nome é muito bem visto na direção de jornalismo e pelo dono, Edir Macedo, e de fato, um assédio pode ocorrer novamente.

Já Renata Fan estaria na mira por conta de um projeto que estrearia no próximo ano. A intenção seria tirá-la do esporte, colocando-a em variedades. A ideia já existe há algum tempo, também porque enxergam em Renata um potencial comercial parecido com o que Ana Hickmann tem hoje, por exemplo.

Datena e Ana Paula também se encaixam na mesma situação. O apresentador policial é um desejo antigo de Silvio Santos, mas por ora, não deve sair – o jornalista, inclusive, revelou que deseja se aposentar na Band, com quem tem contrato até 2018.

Já a âncora do MasterChef receberia uma proposta para ser o nome carro-chefe do audacioso projeto da RedeTV! com a CNN, que quer fazer uma versão nacional do canal em parceria com Amilcare Dallevo, Marcelo de Carvalho e o superintendente de jornalismo da RedeTV!, Franz Vacek. Padrão, porém, está feliz e realizada no entretenimento e não pensa em voltar seu foco somente para o jornalismo.

A Simba existe desde 2015, mas apenas em maio do ano passado seu funcionamento foi aprovado pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O funcionamento pleno começou no início deste ano.

A união já rende frutos impressionantes. Em fevereiro, Ratinho, Rodrigo Faro e Luciana Gimenez, três das maiores estrelas das emissoras da joint-venture, se uniram para anunciar o fim da TV analógica em comerciais.

No fim de março, as emissoras retiraram seus sinais digitais das TVs a cabo por não receber por eles e alegar intransigência ao não conseguir negociar com Net, Sky, Vivo, Oi e Claro.

A Simba surgiu da necessidade dos canais de cobrarem pelo seu sinal na TV por assinatura. Segundo elas, a Globo recebe dinheiro pelo seu sinal e todas as outras não conseguem um centavo das maiores operadoras do Brasil.

A expectativa é que cerca de R$ 200 milhões, apenas com as assinaturas, cheguem aos cofres dos canais se todo o plano pretendido for seguido à risca – este valor apenas na Grande São Paulo, onde estão 7 milhões de assinantes.

Esse dinheiro deve ser aplicado na produção de conteúdo. Elo mais fraco da corda, a RedeTV! espera que essa joint-venture ajude o canal a diminuir os horários vendidos em sua grade – hoje em mais de 50% no total.


Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.