Dyego Terra

Após finalmente estrear no Brasil, A Intrusa (2001) está em sexto lugar entre os produtos mais assistidos do Globoplay. Os assinantes da plataforma da Globo puderam matar a curiosidade sobre a trama protagonizada por Gaby Spanic, que foi prometida pelo SBT nos anos 2000 e nunca foi ao ar.

Gaby Spanic
Gaby Spanic (Divulgação)

Muito se falou sobre os motivos que fizeram a emissora de Silvio Santos, parceira da Televisa no Brasil, optar por esconder a trama, mesmo após ter feito uma grande chamada anunciando as novidades na época.

[anuncio_1]

Estrela de Gaby Spanic

Gaby Spanic e Fernando Colunga - A Usurpadora
Gaby Spanic e Fernando Colunga em A Usurpadora (Divulgação / Televisa)

Assim como o Globoplay, o SBT se interessou pela história unicamente pela presença da estrela mexicana, principalmente pelo fato de ela viver novamente gêmeas, após ter brilhado no fenômeno A Usurpadora (1998), exibida no Brasil em 1999.

Mas acontece que a concorrente da Globo considera como fator predominante para a escolha de uma novela a audiência da obra em terras estrangeiras. E A Intrusa foi um fracasso total no México e nos outros países por onde passou, principalmente pelo fato de A Televisa mexer e remexer na trama para salvá-la.

Sendo assim, o SBT chegou a realizar um teste de dublagem com a obra, mas acabou desistindo e investindo em outros títulos.

 

[anuncio_2]

Escondeu A Intrusa, mas investiu em outros fracassos

Laços de Amor, 1995
Laços de Amor (Divulgação)

O fato é que a novela é mesmo confusa, possui um elenco totalmente sem carisma e nem o fato de ser vendida como uma continuação da trama de Paola e Paulina a salva de ser complicada e incoerente em diversos aspectos, como enredo, construção de personagens e trocas de elenco.

Contudo, vale lembrar que a mesma estação havia investido em folhetins tão sem futuro quanto A Intrusa. Em 2006, a rede resgatava Laços de Amor (foto acima), produzida dez anos antes e totalmente datada. Nem precisa recordar o fracasso que foi…

Além dela, a própria Por Teu Amor (1999), com a mesma Gabriela, completamente insossa e sem um enredo forte, foi trazida apenas pela atriz protagonista. O mesmo vale para Rosalinda (1999), que veio apenas pelo hype de Thalia em terras tupiniquins, mas que foi tão problemática e amplamente modificada por falta de audiência, tanto no México como em outros países.

Apesar de terem passado bem em suas primeiras exibições, quando o SBT gozava de alto prestígio e um momento espetacular no ibope, nenhuma funcionou em suas tentativas de reprises.

[anuncio_3]

Incoerência

A Intrusa
A Intrusa (Divulgação)

Algo assim poderia ter ocorrido com A Intrusa. Provavelmente, o enredo apresentaria números razoáveis em sua exibição inédita, mas jamais voltaria a agradar em reapresentações, sendo um folhetim descartável.

Mas não deixa de ter sido controverso que o SBT tenha investido em outros dramas tão problemáticos quanto, uns até esquecidos completamente, como Preciosa (1998), A Alma Não Tem Cor (1997), Mundo de Feras (2006), Mariana da Noite (2003).

Era só não ter reprisado caso não fosse bem em sua primeira transmissão. Com tanta curiosidade pelo produto, não é estranho que os fãs das telenovelas latinas, sobretudo os de Gaby Spanic, tenham sustentado A Intrusa no topo dos mais assistidos do Globoplay.

Apenas é bom recordar que boas visualizações no streaming não garantem boa audiência na televisão. Rebelde (2004) está aí para provar.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor