Por que o Mais Você ainda não voltou à grade da Globo? - TV História

Por que o Mais Você ainda não voltou à grade da Globo?

A programação matutina da Globo sofreu uma drástica alteração logo no início da pandemia do novo coronavírus, há mais de três meses. O jornalismo dominou as manhãs e programas como o “Mais Você” e o “Encontro” saíram do ar. Porém, a emissora resolveu trazer de volta a atração de Fátima Bernardes 49 dias depois. E inseriu Ana Maria Braga em um quadro de receitas dentro do formato da colega. Na verdade uma reprise das melhores receitas. Essa alteração vem provocando algumas dúvidas pertinentes.

Primeiramente, é preciso ressaltar as razões óbvias para o afastamento de Ana. A apresentadora tem 70 anos e está no grupo de risco da COVID-19. A doença é a principal causa das mortes dos idosos durante a pandemia. Para culminar, Ana está recém-curada de um terceiro câncer e na época do surgimento do coronavírus no Brasil ainda estava em pleno tratamento. A Globo agiu com todo o cuidado necessário e merece reconhecimento.

Todavia, as aparições de Ana Maria no meio do “Encontro” provam que o retorno do “Mais Você” já deveria ter acontecido há pelo menos dois meses. Claro que seria um absurdo a apresentadora ir diariamente aos Estúdios Globo gravar seu programa, como tem feito Fátima Bernardes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Mas Ana está atualmente em sua fazenda e vem anunciando as reprises de suas melhores receitas, e até realizando ações de merchandising, de lá. A imagem, vale observar, é de ótima qualidade, o que prova ser oriunda de equipamentos fornecidos pela própria emissora. Não são gravações feitas em celular ou computador/notebook.

Se Ana Maria Braga tem conseguido apresentar muito bem de sua fazenda através da boa estrutura fornecida pela emissora, qual a razão do “Mais Você” ainda não ter retornado? Não haveria problema nem nas gravações de matérias com repórteres, como Talitha Morete, uma vez que Ana apenas chamaria as reportagens, como já fazia bem antes do surgimento da pandemia. Não ocorreria apenas as entrevistas com artistas da Globo presencialmente e nem faria falta. A única presença a mais da fazenda da loura seria de Tom Veiga como Louro José. Ou nem isso, pois o parceiro da apresentadora poderia aparecer em chamada de vídeo.

É preciso lembrar que o “Mais Você” sempre foi uma das maiores audiências da Globo nas manhãs. Ana Maria Braga tem um público muito fiel que vem sentindo falta da apresentadora. Um quadro curto no meio do “Encontro” é muito pouco para o tamanho da apresentadora. Como medida emergencial, é algo compreensível. Mas semana passada Luciano Huck já voltou a gravar seu programa nos estúdios. Faustão retornará em breve. Ana só poderá ir aos estúdios quando a vacina for finalmente criada. Então, até lá, será um mero quadro de reprises durante o programa de Fátima Bernardes? Não dá mesmo para a apresentadora comandar o seu tão longevo formato de sua fazenda? A resposta é bem óbvia: é perfeitamente possível. Basta a Globo querer.

SOBRE O AUTOR

SÉRGIO SANTOS é apaixonado por televisão e está sempre de olho nos detalhes, como pode ser visto em seu blog. Contatos podem ser feitos pelo Twitter ou pelo Facebook.



Leia também