Em Travessia, Brisa (Lucy Alves) deixou o Maranhão em busca do marido desaparecido. Mal sabia a moça que, no Rio de Janeiro, além de Ari (Chay Suede), ela perderia o herdeiro do casal, Tonho (Vicente Alvite).

Lucy Alves como Brisa em Travessia
Reprodução / Globo

Após comer o pão que o diabo amassou, com uma disputa de guarda que beneficiou o pai da criança, Brisa descobriu que não é mãe do próprio filho. Por conta de uma condição genética rara, ela não é apontada como a genitora de Tonho.

[anuncio_1]

Por que Brisa não é mãe de Tonho?

Vicente Alvite - Tonho, de Travessia
Reprodução / Globo

O que Brisa ainda não sabe é que ela sofre de quimerismo, uma condição genética raríssima – com apenas 40 casos relatados em todo o mundo. Tal alteração pode se dar na fecundação, como quando dois óvulos diferentes são fecundados por dois espermatozoides distintos e acabam se fundido posteriormente, causando a mistura de material genético.

O quimerismo representa uma mudança nos genes que faz a pessoa portadora de dois DNAs. A condição não é identificada facilmente, ao menos que o indivíduo apresente duas características diferentes, como um olho de cada cor, partes do corpo em tonalidades distintas ou dois tipos sanguíneos.

Em entrevista ao portal UOL, Susana Joya, bióloga e assessora científica do laboratório de biotecnologia Igenomix, deu uma possível explicação para o caso de Brisa e Tonho.

“O DNA do filho veio do ovário, que é diferente do DNA do sangue que foi coletado para o teste”, justificou.

Polêmica em Travessia

Travessia - Drica Moraes
Reprodução / Globo

O resultado do exame vai dar “pano para manga”, já que, no início da narrativa, Brisa foi acusada de sequestrar crianças devido a uma montagem feita por Rudá (Guilherme Cabral).

A história voltará à tona, agora que ela é acusada de não ser a mãe de Tonho.

No capítulo desta quarta-feira (22), Ari e Núbia (Drica Moraes) cogitaram mentir para as autoridades responsáveis pelo processo de guarda sobre o parto da maranhense, testemunhado por ambos.

Com o ex alimentando os boatos, Brisa vai se ver em maus lençóis.

Descoberta

Travessia - Lucy Alves e Romulo Estrela
Reprodução / Globo

A virada da protagonista de Travessia deve se dar com o auxílio de Bia (Clara Buarque), estudante de biologia que, atualmente, namora Oto (Romulo Estrela), ex de Brisa.

Informações divulgadas na imprensa indicam que uma nova gravidez, desta vez de um filho de Oto, vai apontar o quimerismo de Brisa.

A novela das nove, cabe lembrar, chega ao fim em maio. Terra e Paixão, de Walcyr Carrasco, está encarregada de substituir a trama de Gloria Perez.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor