Arma de Silvio Santos para elevar o ibope da programação vespertina do SBT, a novela Esmeralda (2004) tem cumprido a missão com louvor. Com a trama, a emissora recuperou o terceiro lugar na audiência em seu horário de exibição, deixando o SBT numa situação bem mais confortável.

Esmeralda

A novela é uma adaptação de Henrique Zambelli do texto original de Delia Fiallo, e que fez muito sucesso nas noites do SBT em sua primeira exibição. Esmeralda é estrelada por Bianca Castanho, que vive a personagem-título, e Cláudio Lins, que interpreta seu par romântico José Armando.

Na trama, Esmeralda e José Armando foram trocados ainda bebês. Ela, que é a verdadeira herdeira da família Álvares Real, foi criada pela parteira Rosário (Manoelita Lustosa), enquanto José Armando cresceu acreditando ser o filho de Branca (Lucinha Lins). Anos depois, eles se encontram e se apaixonam.

Esmeralda marcou a carreira de Bianca Castanho, que emplacou várias protagonistas em novelas do SBT, e de Cláudio Lins, que contracenou com Lucinha Lins, sua mãe na vida real. Mas os dois atores andam sumidos da telinha. Por onde andam Bianca Castanho e Cláudio Lins?

Por onde anda Bianca Castanho?

Bianca Castanho

Bianca Castanho conquistou o Brasil com seu sorriso ingênuo em Terra Nostra (1999), trama de Benedito Ruy Barbosa na qual vivia a italiana Florinda. Após a novela, a atriz engatou outros trabalhos na Globo, como em Uga Uga (2000), Malhação (2001) e O Beijo do Vampiro (2002).

Em 2003, migrou para o SBT, onde viveu sua primeira protagonista em Canavial de Paixões. O sucesso da adaptação brasileira da trama mexicana credenciou Bianca a emplacar outras mocinhas nas novelas da emissora, em Esmeralda e Cristal (2006).

No ano seguinte, Bianca migrou para a Record, onde participou das novelas Amor e Intrigas (2007), Promessas de Amor (2009) e Dona Xepa (2013), além das séries Rei Davi (2012) e Milagres de Jesus (2014). Ela também foi apresentadora do programa Pequenos Campeões (2015), no SBT.

Bianca Castanho e família

Em 2016, Bianca Castanho se mudou para Miami, nos EUA, onde vive com o marido, o empresário Henry Canfield, e sua filha, Cecília. Ela segue trabalhando como atriz, fazendo dublagens de novelas e animações.

Por onde anda Cláudio Lins?

Cláudio Lins - José Armando - Esmeralda

Filho de Lucinha Lins e Ivan Lins, Cláudio Lins seguiu os passos dos pais famosos, demonstrando desde cedo talento para as artes cênicas e para a música. O início foi aos 11 anos, na peça Sapatinho de Cristal (1984).

Na TV, após participar de dois episódios de Você Decide, emplacou seu primeiro personagem numa novela, o Bruno Moretti de História de Amor (Globo, 1995). Depois, esteve também em Perdidos de Amor (Band, 1996), Chiquinha Gonzaga (Globo, 1999) e Tiro e Queda (Record, 1999), entre várias outras produções.

Sua estreia no SBT foi em Esmeralda, escalação que ele credita à presença de sua mãe no elenco. “Tenho a impressão de que fui escolhido para fazer esse personagem depois que chamaram a minha mãe, pois gostaram da ideia de ter mãe e filho na novela”, declarou Cláudio Lins, em entrevista ao Observatório da TV.

Com o sucesso de José Armando em Esmeralda, Cláudio Lins foi escalado para outros protagonistas no SBT, como em Uma Rosa com Amor (2010) e Amor e Revolução (2011). Sua mais recente novela foi Babilônia, na Globo, em 2015.

Cláudio Lins hoje

Paralelamente ao trabalho de ator, Cláudio Lins se dedicou à música, lançando dois álbuns: “Um”, de 1999, e “Cara”, de 2009. Ele também apareceu cantando em Popstar, competição musical da Globo, em 2017.

Atualmente, Cláudio Lins se dedica ao teatro, e está em cartaz com a peça Amor por Anexins, em São Paulo. Ele também estará no musical Bem Sertanejo, de Michel Teló, que entra em cartaz em agosto em São Paulo para uma nova temporada.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor