Por onde anda Joana Fomm, a Perpétua de Tieta?



Por onde anda a atriz Joana Fomm? Dona de importantes papeis na televisão brasileira entre os anos 1970 e 1990, Joana Maria Fomm nasceu em 14 de setembro de 1939, em Belo Horizonte (MG). Aos 80 anos, a atriz anda afastada das novelas nos últimos anos.

A estreia da atriz em novelas foi em 1964, na TV Rio, em O Desconhecido. Depois disso, vieram personagens de destaque como Yolanda Pratini de Dancin’ Days (1978), Perpétua, de Tieta (1989) e Carmem Maura, de Vamp (1991), entre outros.

Em 2007, Joana faria Marion em Paraíso Tropical, mas teve que deixar o elenco por conta de um câncer de mama que foi diagnostico e, posteriormente, curado. O papel acabou ficando com Vera Holtz.

Ela também não pode participar de Insensato Coração, outra novela de Gilberto Braga, por conta de uma disautonomia (doença que afeta o sistema nervoso e que tem comprometido seus movimentos).

Em 2016, a atriz fez um apelo em seu perfil no Facebook pedindo algum trabalho na televisão. Conseguiu um papel em Apocalipse, novela da Record.

Em 2019, voltou à telinha como a freira Irmã Graça na terceira temporada da série Sob Pressão, da Globo. “Foi um prazer imenso trabalhar com eles e consegui me adaptar facilmente, o que não é assim tão comum quando você entra numa produção que já está acontecendo, com toda a equipe já integrada”, declarou em entrevista ao site da produção.

Para 2020, Joana Fomm já tem um papel garantido: ela estará na comédia de terror Assombro, que será gravada pela Disney no Brasil. A história abordará uma mansão assombrada por três fantasmas irreverentes. Ela vai atuar ao lado de Georgiana Goes, Felipe Abid e Julia Lemmertz, entre outros.

“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Aos quase 80 anos sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, enfatizou a atriz na entrevista ao site de Sob Pressão.




Deixe sua opinião



Leia também