Por onde anda Jandira Martini, a Zoraide de O Clone?

Jandira Lúcia Lalia Martini nasceu em 10 de julho de 1945, na cidade de Santos (SP). Formada em Letras pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), a atriz também é autora de peças teatrais e roteiros para cinema e televisão.

Sua vasta carreira na TV teve início em 1966, na novela Eu Compro Esta Mulher, da TV Globo. Ainda na emissora, fez participação em Dancin’ Days e integrou o elenco de Chega Mais, Roda de Fogo e Sassaricando, onde interpretou a personagem Teodora Abdalla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Iniciou sua carreira de autora em 1981, onde fez parceria com Marcos Caruso em títulos como ‘Sua Excelência, o Candidato’, ‘Porca Miséria’ e ‘Os Reis do Improviso’. No cinema, Jandira fez Uma Escola Atrapalhada e Olga.

Nos anos 1990, aventurou-se pelas emissoras de TV, onde participou de A História de Ana Raio e Zé Trovão, na Manchete; das novelas Éramos Seis e Sangue do Meu Sangue, além da série Brava Gente, no SBT; além de Felicidade, na Globo.

De volta ao Plim-Plim em 2001, fez a minissérie Os Maias e a novela O Clone, onde viveu, com destaque, a personagem Zoraide.

Também esteve em outras produções da casa, como A Casa das Sete Mulheres, América, a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, Desejo Proibido, Caminho das Índias, Escrito nas Estrelas, Morde e Assopra e Salve Jorge – desde então, não esteve mais em novelas.

Em 2017, fez uma aparição especial na série Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis, do Warner Channel.



Leia também