No ar na Edição Especial de Mulheres de Areia (1993), nas tardes da Globo, o ator Henri Pagnoncelli, que interpreta o personagem César, está sumido das telas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após uma grande temporada na Globo, o artista se mudou para a Record em 2009, mas está afastado da televisão desde o fim de Gênesis (2020).
O artista, aliás, é formado em medicina. Talvez por isso ele tenha vivido tantos médicos em novelas: nada menos que em nove ocasiões diferentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Galeria de médicos
Henri Pagnoncelli em Vale Tudo (reprodução/Globo)Henri interpretou um médico logo em sua estreia em Baila Comigo (1981). Na década seguinte, repetiu o papel em Fronteira do Desconhecido, da Manchete, em 1990, mesmo ano em que foi o Dr. Aranha de Rainha da Sucata.
Fechando os anos 1990, novamente foi doutor em Cara e Coroa (1995), Mandacaru (1997) e Você Decide (1998), além de Malhação 2002, Agora é que São Elas (2003) e Escrava Mãe (2016).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Situação tensa
Carolina Dieckmann, Henri Pagnoncelli e Giovanna Antonelli em Laços de Família (reprodução/Globo)
Mas nem só de profissionais da saúde viveu Henri Pagnoncelli. Crápulas também foram sua especialidade. Em Laços de Família (2000), por exemplo, seu malvado Orlando chegou a lhe render problemas nas ruas.
Durante a exibição original do folhetim, o ex-global precisou se esconder para não apanhar de uma telespectadora do clássico de Manoel Carlos.
“Eu estava em Búzios [Região dos Lagos do RJ] com a minha mulher, e ela entrou numa loja, enquanto eu fiquei no calçadão com o meu sogro. Sem mais nem menos, apareceu uma senhora e colocou o dedo na minha cara gritando: ‘Por que você faz isso com a moça? Para de fazer isso!’. Eu tentei conversar, e ela não se acalmava”, relembrou em entrevista à Patrícia Kogut, do O Globo, em 2020, época em que a obra foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.
“Acabei entrando na loja e me escondi dentro de um dos provadores (risos). Na hora foi uma situação tensa, mas depois eu encarei até mesmo como um elogio ao meu trabalho”, contou.
Cinquentenário
Henri Pagnoncelli e sua esposa em Portugal (reprodução/web)Completando 50 anos de carreira, Henri Pagnoncelli parece não sentir falta de atuar na televisão, veículo no qual passou por praticamente todos os canais, como Globo, SBT, Band, Record e a extinta TV Manchete.
O ator, que atualmente tem 71 anos, comemorou o cinquentenário estreando em dezembro do ano passado a bem-sucedida peça Caim, baseada na obra de José Saramago, e que traz uma pitada de provocação e inteligência.
A obra foi apresentada no CCBB – SP, e foi apoiada pela Fundação José Saramago, de Lisboa. Ficou em cartaz até janeiro do ano passado e, em seguida, partiu para o Rio de Janeiro.