Por onde anda Henri Pagnoncelli, o César de Mulheres de Areia
12/03/2024 às 14h45
No ar na Edição Especial de Mulheres de Areia (1993), nas tardes da Globo, o ator Henri Pagnoncelli, que interpreta o personagem César, está sumido das telas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após uma grande temporada na Globo, o artista se mudou para a Record em 2009, mas está afastado da televisão desde o fim de Gênesis (2020).
O artista, aliás, é formado em medicina. Talvez por isso ele tenha vivido tantos médicos em novelas: nada menos que em nove ocasiões diferentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Galeria de médicos
Henri Pagnoncelli em Vale Tudo (reprodução/Globo)Henri interpretou um médico logo em sua estreia em Baila Comigo (1981). Na década seguinte, repetiu o papel em Fronteira do Desconhecido, da Manchete, em 1990, mesmo ano em que foi o Dr. Aranha de Rainha da Sucata.
Fechando os anos 1990, novamente foi doutor em Cara e Coroa (1995), Mandacaru (1997) e Você Decide (1998), além de Malhação 2002, Agora é que São Elas (2003) e Escrava Mãe (2016).
LEIA TAMBÉM:
● Após perder tudo, vencedor do BBB teve parte do corpo amputada
● Garotos que brilharam em Da Cor do Pecado seguiram rumos opostos na TV
● Com quase 60 anos, Helena Ranaldi leva vida discreta longe da TV
Situação tensa
Mas nem só de profissionais da saúde viveu Henri Pagnoncelli. Crápulas também foram sua especialidade. Em Laços de Família (2000), por exemplo, seu malvado Orlando chegou a lhe render problemas nas ruas.
Durante a exibição original do folhetim, o ex-global precisou se esconder para não apanhar de uma telespectadora do clássico de Manoel Carlos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu estava em Búzios [Região dos Lagos do RJ] com a minha mulher, e ela entrou numa loja, enquanto eu fiquei no calçadão com o meu sogro. Sem mais nem menos, apareceu uma senhora e colocou o dedo na minha cara gritando: ‘Por que você faz isso com a moça? Para de fazer isso!’. Eu tentei conversar, e ela não se acalmava”, relembrou em entrevista à Patrícia Kogut, do O Globo, em 2020, época em que a obra foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.
“Acabei entrando na loja e me escondi dentro de um dos provadores (risos). Na hora foi uma situação tensa, mas depois eu encarei até mesmo como um elogio ao meu trabalho”, contou.
Cinquentenário
Henri Pagnoncelli e sua esposa em Portugal (reprodução/web)Completando 50 anos de carreira, Henri Pagnoncelli parece não sentir falta de atuar na televisão, veículo no qual passou por praticamente todos os canais, como Globo, SBT, Band, Record e a extinta TV Manchete.
O ator, que atualmente tem 71 anos, comemorou o cinquentenário estreando em dezembro do ano passado a bem-sucedida peça Caim, baseada na obra de José Saramago, e que traz uma pitada de provocação e inteligência.
A obra foi apresentada no CCBB – SP, e foi apoiada pela Fundação José Saramago, de Lisboa. Ficou em cartaz até janeiro do ano passado e, em seguida, partiu para o Rio de Janeiro.