Vozeirão continua: por onde anda Denise Sartori, a Ofélia de Laços de Família? - TV História

Vozeirão continua: por onde anda Denise Sartori, a Ofélia de Laços de Família?

Whatsapp

Curitibana, dona de uma voz inigualável, Denise Sartori é mezzo soprano. Desde pequena, convive com a música, pois o pai tocava violão e a mãe, piano. Nenhum deles era profissional, mas esta rotina com a música foi decisiva na formação musical de Denise.

Ela estudou piano, violão e flauta, mas não se adaptou a nenhum deles. Sempre gostou de cantar, mas no começo eram apenas as músicas populares que cantava ao lado dos pais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na adolescência, gostava de Queen e foi o primeiro disco da banda que começou a mostrar outras possibilidades, juntamente com um presente de seu irmão, o disco de Viagem ao Centro da Terra, que definitivamente levou a aspirante a cantora lírica, para o mundo da música.

Paralelamente, formou-se em biologia e começou a trabalhar numa farmácia da família, o que durou pouco, pois logo ela ingressou no coral da faculdade, destacou-se e foi convidada para participar de uma ópera. Largou tudo e foi seguir sua verdadeira paixão.

Entrou então na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e os convites para espetáculos só aumentavam, até que Denise venceu um concurso nos EUA e se tornou celebridade. Mas o sonho durou pouco. Sem investimentos na área, a soprano decidiu ir fazer mestrado na Inglaterra, no Royal Northern College of Music, especializando-se em fisiologia da voz. Aos poucos, foi deixando os palcos para enveredar para as salas de aula.

Classificou-se em primeiro lugar no concurso Alice and Bert Shawcross, em Manchester, Inglaterra. Premiada nacional e internacionalmente, Denise Sartori detém o título de única brasileira convidada a participar do Gala Concert, no Philadelphia Opera Theatre (EUA).

Um segundo momento de fama veio quando foi convidada para ser Ofélia, em Laços de Família (2000), novela de Manoel Carlos, que está em exibição na Rede Globo.

Imitando a vida real, Ofélia é uma cantora de ópera, que mora no prédio de Helena (Vera Fischer) e é casada com Onofre (André Valli). Ela alegra a vizinhança com suas apresentações e interpretações, e sempre convida os vizinhos Paschoal (Leonardo Villar) e Ema (Walderez de Barros) para lhe fazer companhia e escutar uma boa ópera. A trama foi a única novela da carreira de Denise.

Atualmente, cantora segue tocando sua carreira de sucesso, consolidando-se cada vez mais como uma diva da ópera, professora de canto, diretora de espetáculos e pesquisadora.



Leia também