Produzida e exibida originalmente em 1993, Renascer vai ganhar um remake na Globo em breve. A nova versão do clássico escrito por Benedito Ruy Barbosa vai substituir Terra e Paixão a partir de janeiro do ano que vem.

Renascer - Leila Lopes
Leila Lopes em Renascer (Divulgação / Globo)

A primeira versão da novela mexeu com a vida de seis artistas que participaram da produção. Renascer projetou Patrícia França, Leonardo Vieira, Leila Lopes e Jackson Costa. Já Taumaturgo Ferreira e Osmar Prado foram rifados do folhetim.

[anuncio_1]

Grandes estrelas

Renascer - Leonardo Vieira e Patrícia França
Patricia França e Leonardo Vieira em Renascer (Jorge Baumann / Globo)

A primeira fase de Renascer era estrelada por Leonardo Vieira e Patrícia França. Ele vivia a versão jovem de José Inocêncio, personagem que Antonio Fagundes assume na segunda fase. E ela era Maria Santa, o grande amor do protagonista, que morre após o parto do quarto filho do casal.

Jovens, bonitos e talentosos, Leonardo Vieira e Patrícia França caíram nas graças do público de maneira imediata. Ambos não eram estreantes, mas suas carreiras ganharam novo status após Renascer. Eles fizeram tanto sucesso que o público chiou quando a novela mudou de fase e os atores saíram de cena.

De olho na popularidade do casal, a Globo não perdeu tempo e tratou de promover um rápido retorno deles ao ar. Leonardo Vieira e Patrícia França foram escalados para estrelarem Sonho Meu, novela das seis exibida naquele mesmo ano.

 

[anuncio_2]

Lançamentos

Jackson Costa na primeira versão de Renascer
Jackson Costa na primeira versão de Renascer

Renascer também projetou as carreiras de Jackson Costa e Leila Lopes. O primeiro vinha de Pedra Sobre Pedra (1992), trama na qual viveu o personagem Ulisses. Mas como padre Lívio na trama de Benedito Ruy Barbosa, Jackson Costa explodiu. Curiosamente, ele não teve outros personagens de grande destaque após este trabalho.

[anuncio_3]

Leila Lopes também ficou mais conhecida após Renascer. Ela já havia participado de O Guarani (1991) e Despedida de Solteiro (1992), mas a professorinha Lu da trama rural marcou sua carreira. Depois, ela esteve ainda em O Rei do Gado (1996, foto abaixo), Malhação (1997) e Marcas da Paixão (2000), entre outros trabalhos.

O Rei do Gado - Leila Lopes e Oscar Magrini
Divulgação / Globo

Após um tempo afastada das novelas, Leila Lopes voltou à mídia ao estrelar alguns filmes pornográficos. Mas o fim de sua vida foi trágico: ela foi encontrada morta em seu apartamento na madrugada de 3 de dezembro de 2009. Posteriormente, foi confirmado que Leila tirou a própria vida.

Problemas nos bastidores de Renascer

Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer
Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer (Divulgação / Globo)

Renascer também marcou as carreiras de Taumaturgo Ferreira e Osmar Prado. No entanto, não foi de um jeito bom. Os dois atores deixaram a novela por conta de problemas nos bastidores da produção.

Intérprete de José Venâncio, Taumaturgo Ferreira optou por não dar ao personagem um sotaque baiano, entendendo que o rapaz havia tido uma experiência diferente dos irmãos. Porém, ele acabou sendo apontado como arrogante, gerando desconforto nos bastidores da novela. Isso levou ao afastamento do galã, culminando com a morte de Venâncio.

Osmar Prado também teve sua saída antecipada da novela. Seu personagem, Tião Galinha, já estava marcado para morrer, mas isso acabou acontecendo antes do previsto porque o ator se desentendeu com um executivo da Globo. O ator acabou deixando a novela e a emissora, mudando-se de mala e cuia para o SBT.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor