Por bem ou por mal: 6 artistas que mudaram de vida após Renascer

Saiba como a novela que ganhará remake na Globo influenciou artistas brasileiros consagrados

Whatsapp

Produzida e exibida originalmente em 1993, Renascer vai ganhar um remake na Globo em breve. A nova versão do clássico escrito por Benedito Ruy Barbosa vai substituir Terra e Paixão a partir de janeiro do ano que vem.

Renascer - Leila Lopes
Leila Lopes em Renascer (Divulgação / Globo)

A primeira versão da novela mexeu com a vida de seis artistas que participaram da produção. Renascer projetou Patrícia França, Leonardo Vieira, Leila Lopes e Jackson Costa. Já Taumaturgo Ferreira e Osmar Prado foram rifados do folhetim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grandes estrelas

Renascer - Leonardo Vieira e Patrícia França
Patricia França e Leonardo Vieira em Renascer (Jorge Baumann / Globo)

A primeira fase de Renascer era estrelada por Leonardo Vieira e Patrícia França. Ele vivia a versão jovem de José Inocêncio, personagem que Antonio Fagundes assume na segunda fase. E ela era Maria Santa, o grande amor do protagonista, que morre após o parto do quarto filho do casal.

Jovens, bonitos e talentosos, Leonardo Vieira e Patrícia França caíram nas graças do público de maneira imediata. Ambos não eram estreantes, mas suas carreiras ganharam novo status após Renascer. Eles fizeram tanto sucesso que o público chiou quando a novela mudou de fase e os atores saíram de cena.

Leia mais

De olho na popularidade do casal, a Globo não perdeu tempo e tratou de promover um rápido retorno deles ao ar. Leonardo Vieira e Patrícia França foram escalados para estrelarem Sonho Meu, novela das seis exibida naquele mesmo ano.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lançamentos

Jackson Costa na primeira versão de Renascer
Jackson Costa na primeira versão de Renascer

Renascer também projetou as carreiras de Jackson Costa e Leila Lopes. O primeiro vinha de Pedra Sobre Pedra (1992), trama na qual viveu o personagem Ulisses. Mas como padre Lívio na trama de Benedito Ruy Barbosa, Jackson Costa explodiu. Curiosamente, ele não teve outros personagens de grande destaque após este trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leila Lopes também ficou mais conhecida após Renascer. Ela já havia participado de O Guarani (1991) e Despedida de Solteiro (1992), mas a professorinha Lu da trama rural marcou sua carreira. Depois, ela esteve ainda em O Rei do Gado (1996, foto abaixo), Malhação (1997) e Marcas da Paixão (2000), entre outros trabalhos.

O Rei do Gado - Leila Lopes e Oscar Magrini
Divulgação / Globo

Após um tempo afastada das novelas, Leila Lopes voltou à mídia ao estrelar alguns filmes pornográficos. Mas o fim de sua vida foi trágico: ela foi encontrada morta em seu apartamento na madrugada de 3 de dezembro de 2009. Posteriormente, foi confirmado que Leila tirou a própria vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Problemas nos bastidores de Renascer

Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer
Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer (Divulgação / Globo)

Renascer também marcou as carreiras de Taumaturgo Ferreira e Osmar Prado. No entanto, não foi de um jeito bom. Os dois atores deixaram a novela por conta de problemas nos bastidores da produção.

Intérprete de José Venâncio, Taumaturgo Ferreira optou por não dar ao personagem um sotaque baiano, entendendo que o rapaz havia tido uma experiência diferente dos irmãos. Porém, ele acabou sendo apontado como arrogante, gerando desconforto nos bastidores da novela. Isso levou ao afastamento do galã, culminando com a morte de Venâncio.

Osmar Prado também teve sua saída antecipada da novela. Seu personagem, Tião Galinha, já estava marcado para morrer, mas isso acabou acontecendo antes do previsto porque o ator se desentendeu com um executivo da Globo. O ator acabou deixando a novela e a emissora, mudando-se de mala e cuia para o SBT.

Whatsapp


Leia também