Grande sucesso da faixa das 18 horas, Alma Gêmea (2005) ganhou uma nova reprise no Vale a Pena Ver de Novo. Assim, o público está tendo a chance de reencontrar personagens marcantes, como Serena (Priscila Fantin), Cristina (Flavia Alessandra) e Mirna (Fernanda Souza).

David Lucas e Priscila Fantin em Alma Gêmea
David Lucas e Priscila Fantin em Alma Gêmea

Outro personagem que roubou a cena na novela de Walcyr Carrasco foi o pequeno Terê, interpretado pelo então ator-mirim David Lucas. Melhor amigo de Serena, o garoto caiu nas graças do público na época.

Porém, o personagem acabou sendo envolvido numa polêmica que deu o que falar. Diante disso, a Globo se viu obrigada a mudar os rumos de Terê na novela.

Polêmica

Em Alma Gêmea, Terê é o melhor amigo de Serena. O jovem garoto vive nas ruas e tem na indígena o apoio para buscar uma vida melhor. Porém, uma cena envolvendo o menino deu o que falar durante a primeira exibição da novela, em 2005.

Em capítulos que foram ao ar em 29 e 30 de julho daquele ano, Terê aparecia sendo “treinado” por Guto (Alexandre Barillari) a cometer furtos. Nas sequências, o comparsa de Cristina (Flavia Alessandra) obrigava o garoto a retirar notas de dinheiro de uma ratoeira.

O objetivo de Guto, que era um dos vilões da novela escrita por Walcyr Carrasco, era tornar Terê mais ágil para furtar pessoas nas ruas. Porém, as cenas acabaram despertando a revolta de parte do público.

Campanha educativa

Angelo Paes Leme como Terê em Alma Gêmea
Angelo Paes Leme como Terê em Alma Gêmea

De acordo com uma matéria do UOL, publicada em 12 de agosto de 2005, a cena em que Terê aparecia sendo treinado para furtar nas ruas levou telespectadores a enviar emails e cartas ao Juizado de Menores e ao Ministério Público.

Com isso, a TV Globo foi acionada e entrou num acordo com a Justiça. Numa reunião com juízes da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e representantes do Ministério Público, diretores da emissora se comprometeram a exibir uma propaganda educativa em seus intervalos.

A campanha veiculada pela Globo levava a mensagem de que crianças de rua não são livres, mas sim abandonadas. Além disso, a emissora também mudou os rumos de Terê dentro da novela.

O que acontece com Terê no final de Alma Gêmea?

Com o apoio de vários personagens da novela Alma Gêmea e adotado por Serena e Rafael (Eduardo Moscovis), Terê passa a se dedicar aos estudos e aprende a escrever. Assim, no final da novela, ele se torna um bem-sucedido escritor.

Na última cena da novela, ele aparece já adulto, vivido por Angelo Paes Leme. Terê aparece no lançamento de seu livro, chamado justamente Alma Gêmea, que conta a história do casal que o adotou e mudou sua vida.

Serena e Rafael, vale lembrar, morrem no último capítulo da novela. O mocinho é baleado por Cristina, e a indígena acaba tendo um ataque do coração, morrendo ao lado de seu grande amor. No entanto, eles se reencontram em outras vidas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor